MANIFESTAR O AMOR É - CEDER



Autor Eduardo Paes Ferreira Netto
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/12/2008 5:27:23 PM
CEDER
DEFINIÇÕES: Dicionário Aurélio: Transferir o direito ou a posse de; desistir de ( em favor de outrem); não resistir; dar de si; diminuir de intensidade,. dobrar-se, curvar-se; sucumbir; anuir; condescender, renunciar; deixar; desistir; sujeitar-se; por à disposição de alguém; emprestar; assentir em alguma coisa; diminuir, abrandar; amainar, tornar-se frouxo, lasso, relaxar.
COMENTÁRIO: Ceder lugar ao próximo, ceder o melhor para seu companheiro ou para o seu próximo. Considerar o interesse do próximo em primeiro lugar, é um alto grau de conscientização da vacuidade, isto é, de que tudo neste mundo dos fenômenos é vazio, não tem existência real e que a única coisa realmente necessária à vida é a própria vida. Um elemento consciente disto está acima dos conflitos humanos e vive em paz consigo mesmo e com o mundo.
No filme O Horizonte Perdido baseado no romance do mesmo nome de James Hilton, há um diálogo extremamente interessante entre Conway recém-chegado ao Shangri-Lá e Chang, uma espécie de superintendente do mosteiro, que relatamos a seguir:
_Conway: Tem sempre disputa com mulheres?
_Chang: Oh! Oh! Só muito raramente. Sabe, não seria considerado bem educado tomar a mulher que outro homem deseja.
_Conway - E supondo que alguém queira tanto uma mulher em especial que não se importe se é bem educado ou não.
Chang - Bom, nesse caso seria bem educado da parte do outro homem permitir que ele ficasse com ela.
Este ainda é um procedimento inaceitável em nossa sociedade atual, mas não vai demorar muito a chegarmos lá, não pelo espírito de desprendimento, mas porque os conceitos de casamento e família estão indo por água abaixo.
A separação dos casais logo logo vai se realizar pelo simples desejo dos cônjuges. A esposa enjoou do esposo ou vice versa, simplesmente se separam.
O próximo em primeiro lugar, deveria ser a regra em contraposição ao que vivemos hoje. O conceito de felicidade nunca esteve tão degradado, tão vinculado somente ao acúmulo de bens materiais e à satisfação de desejos dos sentidos.
F I M









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Eduardo Paes Ferreira Netto Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |