Meditação para expandir o chacra do coração
Atualizado dia 8/4/2007 8:26:31 PM em Autoconhecimentopor Mercedes Requena
Este centro fica comprometido quando usamos excessivamente as nossas forças internas para nos defendermos daquilo que consideramos uma agressão contra a nossa integridade (ou a integridade de nosso ego). Aprendemos a fechar a nossa expressão de ternura, capricho, confiança na vida, espontaneidade e alegria. Esses atributos da alma são sufocados para que a frieza, a competitividade, a rigidez e a maledicência assumam o comando e comecem a fazer parte do jeito de ser de quem não se dá conta disso e deixa-se levar pelas artimanhas da mente ilusória.
Infelizmente, quando este centro se torna ineficaz para as funções nobres de nossa alma, o corpo físico irá desenvolver alguma disfunção ou doença como indicador do mau uso de nossa capacidade de dar e receber amor. Escolhamos o caminho da inteligência emocional e espiritual e não o da dor.
Livros que indico para quem quiser se aprofundar: “Alegria” de A.Lowen, “Prazer” de Alexander Lowen, “A doença como caminho”, “Metafísica da Saúde" - volumes 1 e 2.
Sugiro este exercício para equilibrar este importante centro energético.
1. Escolha um lugar tranqüilo e reserve alguns momentos só para você. Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta (pode ser numa cadeira) e faça algumas respirações profundas.
2. Concentre-se no centro de seu peito e continue respirando com consciência: sinta o ar entrar e expandir o seu peito e contrair ao expirar.
3. Imagine uma luz nascendo no peito. Inspire e leve esta luz para a sua cabeça. Retenha alguns segundos e exale todo o ar, voltando a sentir o seu peito.
4. Continue, sempre pausada e conscientemente. A cada inspiração, leve a luz à sua cabeça e a cada expiração, volte ao seu peito. Faça isto quantas vezes se sentir confortável.
Além de acalmar o ritmo respiratório e as emoções, este exercício tem como objetivo levar amorosidade à nossa mente e inteligência aos nossos sentimentos. Ele o ajudará a se libertar dos julgamentos, projeções e da negatividade, limpando as camadas energéticas que obscurecem a nossa luz e dificultam a nossa relação conosco e com os outros.
Mercedes Araez Requena
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 17
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |