Médiuns Fascinados



Autor Antony Valentim
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 07/08/2007 19:50:25
(L.M. ? Cap. XXIII ? Q.239) ? "Fascinação é uma ilusão (engano dos sentidos ou da mente, que faz se tome uma coisa por outra; que se interprete erroneamente um fato ou uma sensação), produzida pela ação direta do pensamento do Espírito comunicante sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio".
(Dicionário Aurélio) ? Fascinação é a atração irresistível, o deslumbramento, o encanto que uma pessoa sente por se transformar em outra pessoa bem melhor que ela, ao seu juízo.
O médium fascinado não acredita que o estejam enganando. O obsessor desenvolve a arte de inspirar confiança cega que impede o médium de perceber o embuste e de compreender o absurdo de seu comportamento.
É erro acreditar que a essa modalidade de obsessão só estão sujeitos médiuns simples, ignorantes e desprovidos de crítica. Dela não se acham isentos nem os mais instruídos, nem os mais inteligentes.
Graças à ilusão que ocorre com a fascinação, o Espírito obsessor pode levar sua vítima a aceitar as situações mais estranhas possíveis como normais, as teorias mais falsas como se fossem a única expressão da verdade.
São presas fáceis da fascinação os médiuns que ainda não conseguiram superar os efeitos de:
1) vaidade (desejo imoderado de atrair admiração dos homens);
2) orgulho (conceito elevado ou exagerado de si próprio);
3) narcisísmo (amor excessivo a si mesmo);
4) egoísmo (exclusivismo que faz o indivíduo referir tudo a si próprio);
5) presunção (ato ou efeito de presumir; de vangloriar-se; de formar de si grande opinião);
6) arrogância (tomar como seu; atribuir a si);
7) ambição (desejo veemente de fortuna, de glória, de honrarias, de poder; cobiça.)
Os Espíritos que provocam a obsessão simples e a fascinação diferem em caráter. Na obsessão simples, o obsessor caracteriza-se pela tenacidade e persistência do seu pensamento. No caso da fascinação, o obsessor distingue-se pela ardilosidade e hipocrisia (impostura; fingimento; falsidade; simulação).
O fascinador teme Espíritos críticos, racionais. Por isso sua tática mais freqüente é inspirar o fascinado a se afastar de pessoas críticas. Evitando qualquer contradição, consegue fixar suas idéias por longos tempos no fascinado.
O remédio? Evangelhoterapia. Amargo às vezes, mas igualmente salutar. O reagente? Novo mandamento do Cristo: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei"









Antony Valentim é um ser comum, sem privilégios ou destaques que o diferenciem das demais pessoas. Devorador de livros, admirador de culturas religiosas sem preconceitos, e eterno aprendiz do Cristo. Mestre de nada, sábio de coisa alguma. Alguém como você, que chora, sorri, busca, luta, exercita a fé e cultiva no peito a doce flor da esperança. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |