Menu
Somos Todos UM - Home

Mitos pessoais: a jornada permanece

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marisa Petcov

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 05/01/2011 15:08:02


Símbolos relacionados aos mitos e arquétipos nos interessa como linguagem simbólica pela qual ambos, aos serem nomeados, emergem do imaginário no qual são intuídos, adquirem presença ou realidade e se revelam como expressão comunicável ao mundo.

Jung, ao analisar as relações do mito ou do arquiétipo com o símbolo, ressalta que "tudo aquilo que um contéudo arquetípico exprime é, antes de mais nada uma figura de linguagem. Se ela fala do sol e identifica-o com o leão, com o rei, com o tesouro vigiado pelo dragão e com a vitalidade e potencialidade dos homens, não é uma coisa, nem outra, mas um terceiro elemento desconhecido que se expressa de maneira mais ou menos adequada, através desses símiles. Mas para o intelecto, aquilo permanece desconhecido e informulável em linguagem lógica".

A transformação dos mitos e arquétipos em linguagem simbólica (pois sem esta eles não existem) permitiu que a sabedoria da vida neles contida fosse difundida por todo o mundo, transformada em contos de fadas ou maravilhosos, em mitos, em romances, em poemas, em lendas, em fábulas.

Atuamente, tais mitos e arquétipos continuam formando a verdadeira literatura, por intermédio de novas linguagens simbólicas. Os tempos mudam, mas a condição humana continua a mesma.

Reis, rainhas, sapos, princesa, príncipes, fadas, bruxas, concepções mágicas, heróis desafiados por grandes perigos para conquista de seu ideal, objetos mágicos, duendes, anões, elfos, tesouros ocultos, dragões, gigantes, monstros, provas iniciáticas são, em essência, arquétipos ou símbolos criados pelos mitos de origem. São formas de comportamentos humanos, situações, desígnios, forças malignas ou benignas a serem enfrentadas na aventura terrestre a ser vivida pelos seres humanos, isto é, cada um de nós.

A linguagem simbólica é, pois, a mediadora entre o espaço imaginário (do inconsciente, dos Mistérios, da Magia) e o espaço real em que a nossa vida acontece.

E você, sabe decifrar símbolos? 

 

Baseado nos livros O conto de fadas,  Nelly Novaes Coelho - Vida e obra de Jung, Nise da Silveira

 

Marisa Petcov

Numeróloga, Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis, Contadora de histórias. Desenvolve um trabalho ligado à pesquisa dos contos de fadas como ferramenta para definir os traços reais da identidade humana.

Comunicadora do site link onde faz o programa Contando histórias e números, todas as segundas-feiras, a partir das 17 horas.

e-mail: [email protected]

blog: bruxaqueconta.blogspot.com

tel.: 9212 81 69 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marisa Petcov   
Presidente da AME - Agência de Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa