Menu
Somos Todos UM - Home

MixBarato - 8 dicas para não se deixar dominar pelos pensamentos negativos

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Myriam Durante

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 8/11/2014 4:35:43 PM


Pensamentos Negativos, cuidado! – Diante da clássica pergunta se o copo está meio cheio ou meio vazio, qual é a sua resposta? Se você respondeu vazio tem bons motivos para ficar atendo à sua saúde. De acordo com Myriam Durante, psicoterapeuta, hipnóloga e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente – quem é pessimista tem cerca de 80% de chance a mais de desenvolver algum tipo de doença mental.
 



 

 

 

 

 

Confira 8 dicas para não se deixar dominar pelos pensamentos negativos


“Aqueles que frequentemente se deixam dominar por pensamentos negativos, que só vêem o lado ruim das coisas e estão sempre achando que o pior pode acontecer, correm um sério risco de adoecer fisicamente. Todas as nossas ações afetam diretamente a nossa saúde mental. O nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais, e passa a agir de acordo com eles. Se acreditamos que o pior pode acontecer, fatalmente vamos atrair coisas negativas para a nossa vida”, explica a psicoterapeuta.
De acordo com Myriam Durante, o pessimista precisa ficar atento aos sinais que o seu corpo emite, como dores de cabeça, sensação prolongada de estafa, dores de cabeça, tensão muscular e insônia. Caso perceba alguns desses sinais, é hora de procurar ajuda de um especialista”, alerta a psicoterapeuta.
No entanto, para não chegar a esse ponto, Myriam explica que é possível, por meio do treinamento mental, combater o pessimismo, o derrotismo e o pensamento negativo. “O pessimista vê dificuldade em tudo e isso influencia fortemente a maneira pela qual ele age frente às diferentes situações. Ele precisa aprender a condicionar a mente para impedir que esses sentimentos ruins ganhem espaço. E isso se consegue aprendendo a controlar a própria mente”, explica Myriam.
Confira, a seguir, as dicas da especialista para combater o pessimismo:

Preste atenção em como os maus pensamentos, aqueles que geram preocupação, raiva, frustração ou mágoa, surgem na sua mente. Uma ideia leva a outra e, de repente, você fica tenso e se deixa envolver por estes pensamentos.
Quando notar esse desdobramento, corte o processo pensando imediatamente em algo que lhe traga alegria. Pode ser alguém que você ame, uma música, uma paisagem, um prato saboroso. Se entregue a esse prazer acrescentando alimentando esse pensamento com outras que lhe tragam boas sensações.
Respire fundo e converse com sua mente, fale sobre seus planos, conte a ela como você imagina a sua vida num futuro próximo, pensando em tudo o que de melhor conseguir pensar para a sua vida.
Quando se sentir pra baixo, desanimado, perceba quais foram os pensamentos que te conduziram a esse estado. Descobrir quais são eles é o primeiro passo para evitá-los.
Aceite o passado, perdoe a si mesmo e se liberte de situações que já aconteceram e que não tem como mudar.
Pense com frequência em seus pontos fortes e nas suas conquistas. Agindo assim você eleva sua autoestima e se sente mais confiante diante dos desafios.
Tente controlar a ansiedade e não se preocupe com o futuro. Preocupação é algo vazio. Invista seu tempo em planejamento e ação.
Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação balanceada e cuide bem do seu sono.

Confira aqui matéria


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Myriam Durante   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa