Mude seu filme
Atualizado dia 11/16/2015 11:30:50 AM em Autoconhecimentopor Willes S. Geaquinto
Pensando bem, o bom é ver novos filmes, vivenciar novas emoções, não é mesmo? Porém – sempre tem um porém –, você sabia que existem pessoas que vivem suas vidas como se fosse sempre o mesmo filme, repetindo incessantemente as mesmas cenas, as mesmas atitudes, o mesmo enredo? Isso não acontece com você, não é mesmo?
Então, já que estamos falando dos outros, você já deve ter observado pessoas que agem todos os dias da mesma maneira: reclamam o tempo todo das mesmas situações, queixam-se das mesmas dores, dos mesmos dissabores, reclamam de tudo e de todos, dia após dia, sem cessar...
Já deve ter percebido também, que quando tenta ajudá-las elas nem lhe dão bola, não estão nem aí, falam mais alto que você só para não ouvi-lo. Algumas até posam de sabe-tudo usando frases do tipo: “isso eu já sabia”, “ eu li a respeito do assunto”, “vi falar disso na TV, você viu?”, “tenho um conhecido que é assim...”. Outras, quando você lhes sugere algo para fazer, respondem assim: “isso é bom, mas...”; “Eu tento pensar positivo, mas...”. E aí desfiam um imensurável rosário de desculpas e dificuldades; culpam a família, a falta de sorte, o governo e, por incrível que pareça, até Deus. Dia após dia, a mesma ladainha, o mesmo chororô, o mesmo filme, a mesma novela.
Pois, bem, isso tudo acontece por que grande parte das pessoas nem se dá conta dessa estranha repetição. Agem de modo inconsciente e compulsivo, acostumadas que estão a dar pouca atenção a si próprias; a não se olharem no “espelho” buscando conhecer mais a fundo suas próprias vidas. Do ponto de vista psíquico, esse comportamento repetitivo pode ser definido como neurótico, pois, a repetição sistemática das mesmas atitudes com a expectativa de que os resultados sejam diferentes, e o constante adiamento de mudanças, são pressupostos básicos de toda neurose.
Já que falei tanto em repetição vou encerrar por aqui, para não incorrer no mesmo procedimento. Desejo que você medite e transforme suas escolhas em atitudes conscientes. Que a cada dia você escreva um novo e belo enredo para sua vida; que viva sempre um novo e apaixonante filme; que transforme cada instante de sua existência num momento de prazer e realização; que não deixe as mudanças para amanhã. Aja no tempo presente, pois, esse é o tempo mais importante do seu filme, ou melhor, da sua existência.
Texto Revisado font> em>
Avaliação: 5 | Votos: 11
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |