Não fuja do conhecimento
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Bernardino Nilton Nascimento
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 2/5/2009 11:13:12 AM
O ser humano já percebeu que, por mais leve que seja o que constitui a grandeza do mundo espiritual, não pode mais ser feliz se permitir a si mesmo atitudes mesquinhas, se agir apenas procurando o seu próprio bem, se deixando perturbar por infortúnios corriqueiros, receando o que o futuro possa reservar-lhe.
O homem que é capaz de viver de acordo com a grandeza espiritual, vai enfrentar as dificuldades para ver seu espírito elevar-se, deixando que os ventos vindos de toda a parte do mundo soprem livremente sobre ele. Terá de si próprio, da vida e do mundo, uma visão muito verdadeira, e percebendo a grandeza e a magia da vida, compreenderá, ainda, que no mundo dos espíritos se concentra tudo o que existe de valor no Universo.
Emancipando-se dos temores que assaltam aqueles que são escravos das circunstâncias, experimentará uma profunda alegria e, através de todas as alternativas de sua vida exterior, permanecerá constantemente em estado de pura felicidade.
Além dos valores dos interesses místicos, há uma outra consideração a fazer: os interesses impessoais são, para nós, de grande auxílio, quando conseguimos acreditar nos espíritos. Mesmo nas vidas mais afortunadas há momentos em que as coisas não dão certo. Poucas são as pessoas que conseguiram evitar as ocasiões de grandes preocupações. Poucos são os que não passaram por períodos em que o fracasso os rodeava. Em tais ocasiões constitui uma dádiva do céu a capacidade de nos interessarmos por alguma coisa alheia que possa eliminar a nossa ansiedade.
Existem ocasiões em que a ansiedade deve ser controlada para não ocasionar um mal maior. Por isso, uns buscam meditar, outros orar, alguns irão buscar a religião. Tudo isso na intensão de amenizar o desconforto que a ansiedade traz. Enquanto uns procuram ajuda, outros nada fazem para distrair o espírito, permitindo, assim, que os seus problemas os dominem. Essas pessoas agem de forma irresponsável, pois, dessa maneira, se tormam menos capazes de enfrentar as dificuldades com que se deparam, e quando chegar o momento da atitude, não sabem o que fazer. Considerações bastante semelhantes se aplicam às tristezas irremediáveis que mergulham o ser humano em um sofrimento profundo.
A dor, às vezes, é inevitável e deve ser esperada, mas tudo o que se puder fazer deve ser feito para diminuí-la. Constitui mero sentimentalismo procurar extrair a dor da infelicidade. Algumas pessoas vão à última gota do sofrimento. Claro que não nego que o ser humano poderá fraquejar diante da dor. Mas o que preocupa, de verdade, são as dores que destroem famílias, amizades e roubam o tempo. O álcool e as drogas são prejudiciais e degradantes, e têm a capacidade destruir os pensamentos. O caminho certo não é procurar destruir o pensamento, mas encaminhá-lo para novos canais, ou ao menos, para canais que se achem distantes da infelicidade que assalta os nossos dias.
Para poder suportar-se bem quando chegar a dor, é sensato ter cultivado, em tempos mais felizes, um espaço sadio, de modo que o espírito possa encontrar preparado um lugar tranquilo, onde seja capaz de refugiar-se. Algo que lhe sugira outras associações e outras emoções, diferente das que estão tornando o seu presente difícil de ser suportado.
O ser humano dotado de suficiente conhecimento e entusiasmo domina todos os infortúnios. Após cada golpe, renascerá nele um interresse pela vida, e não pode ser diminuído até o ponto de fazer com que uma perda se torne uma coisa fatal. Ser derrotado por uma perda, ou mesmo por muitas, não é algo que se deva admirar como prova de sensibilidade, mas algo que se deve deplorar como um fracasso da falta de conhecimento. Todos os nossos afetos estão à mercê do vento, o qual poderá golpear, a qualquer momento, o que desejamos. É, pois, necessário, que a nossa visão perante o mundo espiritual seja de profundo respeito e amor, para que do alto venha todo o sentido da nossa vida.
Por todas essas razões, aquele que busca serenamente a felicidade terá por objetivo se apossar de numerosas intuições, além do interesse Universal em se aperfeiçoar na vida.
BNN
Texto revisado
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |