Não nos deixeis cair em tentação.



Autor Lícia Barretto
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/10/2008 8:39:47 PM
No final da oração que o Mestre Jesus ensinou, vem este apelo desesperado a Deus para não “nos deixar cair em tentação”. Pela vida afora, vamos mecanicamente ou refletidamente repetindo esta súplica ou nosso S.O.S, numa tentativa de vivermos “safos...” Se Deus não nos deixar cair, eu não caio. Mas não é bem assim que a música toca! A palavra tentação para alguns autores é traduzida como mau impulso, para outros é provocação, instigação. E nós vivemos num mundo deveras “tentador”. Tudo que é tentador é apetitoso, é sedutor, nos toca, nos envolve e nos induz a experimentar... dizer o sim ou o não, eis a questão.
As tentações possuem escalas de conseqüências... beliscar uma bela torta de chocolate para quem quer só emagrecer, não é a mesma coisa para o diabético.
O hipertenso sabe dos riscos das batatinhas fritas e salgadinhas... Não ceder a tentação de mais um cigarrinho quando se possui uma efisema pulmonar... Haja paciência! Mas qual de nós pode atirar a primeira pedra? Todos caímos em tentações do cotidiano, com maiores ou menores conseqüências... Me parece que a questão é de se auto-regular, se policiar e se não formos impecáveis que sejamos incansáveis para aquelas tentações que podemos chamar de maus impulsos e que deixa seqüelas desagradáveis ou irreversíveis: um cheque sem fundos na praça porque a promoção é boa? Um beijo roubado na mulher maravilhosa do faixa preta em karatê? Não silenciar quando queremos falar mau daquele companheiro de trabalho, principalmente quando alguém o elogia? Pular a cerca – da fidelidade – porque aquela bela espécie humana nos atiçou os hormônios sexuais e possuímos uma bela relação de amor, ternura, tesão e cumplicidade? Como vencer os sete pecados capitais?
“Não nos deixar cair em tentação...” está no uso do nosso livre arbítrio. Somos seres pensantes, inteligentes e fracos. Vencer esta demanda é uma questão de auto-regulação. É “vigiar e orar”. E quem sabe? Um pouquinho de sorte nas tentações nossas de cada dia. Que o cosmo conspire e Deus abençoe!









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Lícia Barretto Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |