Natal vem chegando... quem se lembra do aniversariante?
Atualizado dia 12/3/2006 10:15:12 PM em Autoconhecimentopor INSTITUTO LOTHUS -ESCOLA DE MAGIA INTERIOR
Chega novamente o Natal. As pessoas se envolvem com compras, alimentos, preparativos. Mais uma vez o motivo da festa fica esquecido... (você se lembra do real motivo da comemoração?)
Alguns se põem a discutir e argumentar filosoficamente sobre os achados históricos a respeito da verdadeira data do Natal... Outros relembram a história que ouviram e falam da origem humilde do Mestre e, então, fazem planos para a celebração, recheada de fartura e sofisticação... Outros relembram da mensagem sobre "amar ao próximo" e propõem reuniões em família para organizar o evento que terminam, geralmente, em mal-entendidos...
Será esta a idéia original? Seria este o objetivo da festa? Talvez seja oportunidade para um outro tipo de celebração e ainda não percebemos...
Nossa sociedade guiada pela razão e tecnologia ainda não se deu conta de que todo esse desenvolvimento tecnológico e científico não conseguiu melhorar algo que o homem busca desde o princípio dos tempos: VIVER e SER FELIZ!
Não o viver simplesmente passando pelos dias, mas o VIVER VERDADEIRAMENTE, intensamente, saboreando as experiências agradáveis, observando as situações de dúvida, aprendendo com os momentos difíceis. Viver tão intensamente que se esqueça do que já passou, deixando o futuro chegar no seu próprio tempo, fluindo tranqüilamente pelas situações que surgem à sua frente. Respirar intensamente e agradecer pelo novo dia que se apresenta, cheio de força e vontade de continuar vivendo e aprendendo. Olhar nos olhos das pessoas e perceber que em cada uma delas existe algo muito especial, diferente de nós, e por isso mesmo extremamente rico e interessante. Acreditar que temos a responsabilidade de acrescentar algo de positivo por onde passamos: cuidar de uma flor, dizer uma palavra de estímulo, oferecer um sorriso ou simplesmente um olhar de apoio, ternura e compaixão.
Esquecer de lembrar das mágoas, dos motivos para desentendimentos, procurando limpar o coração, sem pensar se o outro também faz isto... Fazer sua parte nos relacionamentos afetivos, profissionais, de amizade, oferecendo sempre alguma coisa sem esperar algo em troca... Deixar que o melhor de você apareça em cada ação, sem precisar analisar as atitudes do outro para, então, decidir o que fazer...
Talvez você esteja pensando: mas isto é irreal, um sonho impossível... Não teria sido este o sonho do Mestre quando veio até nós? Será que Sua idéia não era maior do que simplesmente sentar em volta de uma mesa farta, beber, falar de futilidades e comer até não agüentar mais? Ficar acordado até a meia-noite, com sono, e cansado da correria dos preparativos, para então abraçar pessoas sem olhá-las nos olhos? E dizer “feliz natal” sem nem mesmo pensar no que isto significa? E talvez olhar com estranheza para alguém da mesa que sugere fazer uma oração ou um momento de reflexão? E então ir para a árvore entregar presentes que muitas vezes foram comprados às pressas para cumprir a tradição?
Talvez devêssemos, neste ano, nos dar a oportunidade de parar e pensar: que tipo de comemoração Mestre Jesus gostaria de ter? Quem sabe se estaria mais próximo do largar da razão desenfreada, dos interesses individualistas - algumas vezes egoístas – para se abrir para algo maior, considerado “brega” por muitos: as coisas do coração.
Fica aqui a sugestão: dar-se a chance de colocar Amor, ternura e carinho no que faz. Fazer as coisas com envolvimento. Falar com o coração. E ouvir com o coração.
Esta é a mensagem do Mestre Jesus. E é esta a maneira que torna possível VIVER VERDADEIRAMENTE. E então, os presentes serão a Amizade, o Respeito, a Tolerância, a Compreensão, o Amor. E o alimento a ser servido preencherá o coração.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 10
Atendimentos, Oficinas e Cursos, Palestras, Vivências, Atividades na Natureza E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |