Naturologia e a Regulamentação da Profissão
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Michelly Eggert Paschuino
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 16/07/2009 11:32:19
Com o intuito de divulgar a profissão e informar sobre as novidades sobre a Naturologia, convidei a Naturóloga Bruna Rei Freitas que é Secretária da Presidência da APANAT - Associação Paulista de Naturologia (https://www.apanat.org.br), para nos passar as informações mais atualizadas sobre a Regulamentação da Profissão.
Muito obrigada Bruna, pelas preciosas informações! Boa leitura!
" A Naturologia estuda formas naturais de tratamento buscando compreender os caminhos que a natureza oferece para melhorar a qualidade de vida das pessoas, numa relação baseada no convívio e na troca com os cinco elementos da natureza sendo eles o ar, a água, a terra, o metal (minerais) e o fogo que proporcionam harmonia e equilíbrio, ao indivíduo. Assim, a Naturologia garante uma relação de verdadeiro entrosamento com a natureza, despertando o paciente para a utilização de terapias conhecidas como complementares e naturais, contribuindo com a sociedade e o meio ambiente.
Por ser considerada uma profissão nova, apesar de sua origem ser milenar, muitas dúvidas surgem a respeito, o que justamente dificulta a regulamentação da profissão. Com o objetivo de esclarecer as terapias e tratamentos feitos pelos naturólogos, diversas áreas da saúde que envolvem programas de promoção, manutenção e recuperação estão dando oportunidade para estagiários aplicarem seus conhecimentos, como é o caso do SPA saúde, localizado no campus Centro da Universidade, o primeiro Spa em instituição de ensino superior do país onde encontra - se uma área totalmente dedicada à Naturologia, com consultórios individuais para atendimento à população e treinamento dos alunos. As salas são equipadas com o que há de mais avançado para a prática de atividades em Massoterapia, Reflexologia, Aromaterapia, Essências Florais, Cromoterapia, Meditação e Yoga. O espaço oferece ainda um Centro de Imagem e Diagnose em Iridologia (CIDI) e ambientes para o desenvolvimento das atividades de Hidroterapia, como ofurôs e piscina aquecida.
Os alunos de Naturologia ainda contam com o apoio do Centro Acadêmico do curso que foi reaberto em março deste ano de 2009, que tem por finalidades cuidar dos interesses do corpo discente do Curso de Naturologia e de cada aluno do curso, dentro e fora da Universidade; como também contribuir para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes de Naturologia, bem como para a integração dos alunos entre si e com a sociedade.
A Naturologia é uma área que está se formalizando recentemente no Brasil, passando por processos de regulamentação nacional, onde foi determinado recentemente um dia de comemoração para esses novos profissionais, sendo o dia 23 de março (Dia do Naturólogo, Quiropraxista, Naturopata, Acupunturista e Terapeutas Naturais). Esta conquista ocorreu devido à aprovação do projeto inicial que originou a "Lei do Naturólogo e do Profissional em Terapias Naturais (Lei 14.069/05)" no município de São Paulo; a conquista do CCM (aval para abertura de clínicas) publicado no DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO de 27 de Março de 2008, páginas 20 e 21; e ainda outros acontecimentos correlatos que incentivam o fortalecimento da área, como a LEI Nº 14.682, de 30 de janeiro de 2008, instaurando na capital paulista o "Programa Qualidade de Vida com Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde", que se encaixa perfeitamente na atuação dos profissionais da Naturologia.
Como apoio a divulgação da profissão e de absorver os profissionais que acabam de entrar no mercado, surgiu a APANAT (Associação Paulista de Naturologia, link, fundada por alunos e ex-alunos da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), que promove grandes embasamentos políticos e sociais para a profissão permitindo sempre novas conquistas. Além disso, promove eventos de conhecimentos e integração aos profissionais e estudantes desta promissora área, como é o caso do I CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA, ocorrido na UAM, campus Vila Olímpia, em 2008. E também podemos citar outra associação fundada em 2004, chamada ABRANA ( Associação Brasileira de Naturologia), cujo principais objetivos são a proteção e orientação geral de profissionais com formação em Naturologia, defendendo os seus interesses comuns, tendo sua sede no Estado de Santa Catarina.
Com tantos esforços, podemos dizer que o profissional naturólogo está apto para exercer o conhecimento adquirido ao longo de sua formação e capacitação dentro de preceitos éticos para atuar nas áreas: assistencial, de pesquisa e ensino, serviços de saúde, estética e afins. "
Avaliação: 5 | Votos: 26
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Naturóloga e Especialista em Acupuntura. Mestranda em Semiótica Tecnologias da Informação e Educação - UBC. Docente do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Consultora nas áreas de Bem Estar, Qualidade de Vida e Manutenção da Saúde. Dedicação na área de pesquisa científica e aplicação das Terapias Complementares. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |