Menu
Somos Todos UM - Home

NO INTERESSE DA MEDIUNIDADE 2

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Christina Nunes

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/31/2004 1:39:26 PM


Esta semana lia no elucidativo livro do Dr. Penna Ribas, "Caminho da Iluminação", acerca de um tema de vital importância, em qualquer época, nos meios espíritas.

Diz respeito à necessidade imperativa das Escolas de Médiuns nas Instituições e Centros de Estudos Espiritualistas. Ora; baseada na minha experiência particular, não resisti ao ensejo de aproveitar a oportunidade do assunto para reforçar um ponto de vista, a meu ver, importantíssimo para o progresso de um atividade de intercâmbio saudável entre as duas esferas de vida, com fins de aperfeiçoamento nas lides espiritistas.

Inegavelmente ao médium não basta ser médium. Refiro-me ao médium com vistas aos trabalhos de assistência nas Casas Espíritas, ou mesmo ao que atua em âmbito menor de abrangência dos seus esforços, envolvido, no entanto, na divulgação da doutrina e no auxílio ao semelhante. Porque sendo o produto final as mensagens a serem transmitidas das dimensões espirituais elevadas ou socorristas aos encarnados, ou ainda, o serviço de mediação para as almas sofredoras, e necessitadas do auxílio imprescindível à sua plena adaptação às condições de existência vigentes na vida invisível, o certo é que tal missão ímpar, fruto de compromisso contraído num período anterior à vinda do ser aos palcos físicos, não se compatibiliza com mera demonstração de sensibilidade mediúnica desgovernada, indisciplinada, ou mais das vezes, doentia.

Se a finalidade da atividade espírita visa na sua essência o auxílio e o esclarecimento a seres de ambas as faces da vida, requisita-se primordialmente do médium e trabalhador destas lides o indispensável preparo, que a um só tempo o revista de defesas próprias, ante as subidas chances de se deparar com almas perturbadas ou em estado de desequilíbrio, habitantes à mão cheia das paragens do além, como também lhe confira o perfil moral apurado, sem o qual não há como estabelecer a parceria vibratória com aqueles que o resguardarão de ataques, e colaborarão na profilaxia do ambiente escolhido para o desempenho desta tarefa espiritual de singular importância: no caso, os guias e Instrutores desencarnados.

Visto que a lei da afinidade vibratória é o que governa as relações entre ambos os lados da vida, fácil é deduzir que ao médium leigo, ou desvinculado dos princípios da doutrina Kardecista, tendo as próprias energias deseducadas, vulneráveis ou enfraquecidas muitas vezes em decorrência de vícios ou atitudes equivocadas, e necessitadas urgentemente do preciso reajuste, faz-se antes, inadiável, a devida preparação, ante o risco de se por desavisadamente em contato com o invisível, atraindo para si, sem o pretender, influências indesejáveis que, mais das vezes, se colocam à guisa de falsos orientadores, movidos, no entanto, por interesses outros, e completamente dissociados daquilo a que se propõe a atuação espírita cujo fim é a caridade e a evolução do ser humano.

Efetivamente, mesmo na familiaridade dos conceitos terrenos, ninguém se faz eficiente no socorro ao próximo sem antes se graduar na matéria condizente. Ao médico, cabe o árduo e custoso tempo do curso de Medicina, e a valiosa experiência posterior, que o adestre na prática da profissão; ao candidato a professor, igualmente, destinam-se as variadas cadeiras nas áreas que lhe são afins, com o propósito de situá-lo nas condições adequadas à delicada tarefa de lecionar, direcionando destinos humanos; ao advogado caberá a dedicação de dilatado tempo ao conhecimento seguro das leis, que lhe faculte, posteriormente, a nobre e difícil tarefa de agir em prol da Justiça, na defesa dos direitos individuais ou coletivos. De modo algum, portanto, é menos grave a missão do médium, que se aplica à sublime missão de intermediário para a iluminação das almas rumo à perenidade que, em última análise, comporta todas estas nuances da existência.

Faz-se, então, inadiável, a mudança de concepção do que é o papel do médium.
A mediunidade sempre andará fora de compasso, quando usada na satisfação da curiosidade pueril, destituída da seriedade que lhe é própria, ou quando sujeita seus praticantes ao domínio arbitrário de entes movidos por energias sombrias, na defesa de interesses desvinculados dos propósitos divinos. Imprescindível se mostra a educação através do estudo da matéria nas fontes idôneas, portanto, a par da aplicação prática dos postulados que lhe dizem respeito.

Mediunidade sadia será, assim, aquela que antes prepara com esmero e amor os trabalhadores interessados em promover a sintonia definitiva de si mesmos, e em última instância da humanidade, com as forças de Luz que ajudem este mundo a atingir mais rapidamente uma realidade mais enobrecida e apaziguada, dentre a infinidade das estrelas que povoam o universo.

Com amor,
Lucilla e Caio Fábio
Elysium
https://www.elysium.com.br

Lucilla é autora do romance psicografado lançado este mês, "O PRETORIANO", pela editora MUNDO MAIOR (www.mundomaior.com.br). Leitura fácil e envolvente, de autoria espiritual de Caio Fabio Quinto, o conteúdo trata de uma das vidas passadas vividas pela médium e pelo seu mentor, na Roma de Júlio César, de cujos exércitos Caio foi um dos comandantes, narrando lances de convivência no cotidiano dos personagens, ricos de ensinamentos ilustrativos da Codificação Espírita de Kardec, das leis de causa e efeito, e do aprendizado espiritual que a todos nós envolve no decorrer do nosso trajeto evolutivo durante as reencarnações terrenas.
Os direitos autorais estão revertidos às obras assistenciais da FUNDAÇÃO ANDRÉ LUIZ, no amparo aos deficientes.
Aos interessados, maiores informações para compra no site da editora, ou no da FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ: link

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Christina Nunes   
Chris Mohammed (Christina Nunes) é escritora com doze romances espiritualistas publicados. Identificada de longa data com o Sufismo, abraçou o Islam, e hoje escreve em livre criação, sem o que define com humor como as tornozeleiras eletrônicas dos compromissos da carreira de uma escritora profissional. Também é musicista nas horas vagas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa