Nossa Essência Divina, na prática
Atualizado dia 08/05/2020 22:08:20 em Autoconhecimentopor Rodrigo Durante
Nossa Essência pode, no entanto, ser percebida naquilo que buscamos na vida. Por exemplo, acreditamos que podemos ser felizes e buscamos diariamente estar no nosso melhor, a aproveitar a vida. Tudo o que fazemos no plano material, tem a finalidade de nos trazer algum resultado positivo ou satisfação. Não importa o que nos entristeça, em algum momento vamos desejar sermos felizes novamente. Assim, ao percebermos que em nossa vida egóica sempre estamos tentando atingir algum resultado positivo como felicidade, paz, preenchimento ou até mesmo alguma virtude, novas mentalidades ou comportamentos, podemos nos perguntar: sendo algo não palpável, de onde vem esta noção da existência daquilo que queremos conseguir? E a resposta não virá da mente mas de seu coração, pois é a Essência que está lá. Esta consciência da felicidade que podemos atingir, é a própria Essência vibrando, nos incentivando ao equilíbrio, a buscar por nós mesmos, pelo retorno ao Lar.
Enquanto vivendo a partir do ego/personalidade, sempre estaremos sujeitos aos desequilíbrios da dualidade. A sensação de falta, desamparo, solidão, escassez, insegurança, assim como nossos desejos, exigências e necessidade de proteção, tudo vem do esquecimento de que somos a essência e não o aspecto.
Por esta razão, enquanto vivemos nossas rotinas ou quando nos relacionamos com os outros, ao invés de ficarmos somente buscando satisfazer nossas necessidades pessoais, podemos escolher observar quando é nosso ego que está ali atuando, conversando, querendo algo, reagindo, criando expectativas, rejeitando etc.. O ego/personalidade sempre precisa de alguma forma controlar a situação. Ele se relaciona e comunica basicamente nos três primeiros chakras, ou seja, através do físico, emocional e mental. A Essência, por sua vez, está sempre em paz e plena, não exige nada da vida, do outro ou de si. É uma fonte de amor e luz, um referencial para trazermos nossa consciência de volta à Verdade, à paz do ser. Ela pode ser melhor percebida a partir do momento em que, através da escolha de viver no amor, despertamos nosso chakra cardíaco para o Divino que há em nós, recebendo diretamente do nosso Eu Superior a abertura e conexões para possibilidades mais elevadas de funcionarmos aqui.
Enquanto escolhemos viver apenas através do intelecto, dos julgamentos, da satisfação de desejos e realizações egoístas, da necessidade de estarmos certos, de sermos aceitos etc., sempre estaremos alimentando a ilusão de que somos o personagem e não a Essência. Esta, porém, permanece pura e plena, irradiando Sua infinita luz e amor.
Assim, em algum momento de desequilíbrio ou aflição interior, podemos escolher não reagir àquilo, mas apenas trazer nossa atenção ao coração, respirarmos e chamarmos pelo Divino em nós. Insistindo um pouco neste momento de comunhão, logo a paz nos envolverá e nosso coração aquecerá com a única Verdade que há.
Em Paz,
Rodrigo Durante
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 16
Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |