Nosso corpo, nosso templo
Atualizado dia 3/6/2008 12:41:09 PM em Autoconhecimentopor Nelson Sganzerla
Pasmem: Colesterol total 256.
LDL colesterol, aquele que dizem ser o nosso vilão, está a 182 e o muito elevado é acima de 189. A minha glicemia e, vejam não estou inventando nada, apenas lendo o resultado como leigo, está em 103 e o inapropriado é de 100 a 125, ou seja, estou estourando os limites.
Conclusão: cá estou eu tomando um comprimido todas as manhãs para reduzir meu colesterol e cá estou eu tentando evitar tudo de ruim que achamos ótimo, ou tudo de bom que eles acham ruim.
Feijoada nem pensar; massa, comer com parcimônia. Me digam, quem em sã consciência come massa com parcimônia? Pão, aquele francês quentinho, da padaria ao lado de casa, nem passar perto para não sentir o cheiro...
E os queijos? Quem de nós não adora um parmesão em lascas, ou o emental naquele fondue, o suíço o gorgonzola e presunto Ramon fatiado fininho acompanhando o vinho preferido.
Pois, então, o meu médico me disse a seguinte frase:
- Coloque o alimento na boca, se o sabor for gostoso simplesmente não engula, porque fara mal... mas como não fazê-lo? Digam-me.
Mas voltando a ponto do título desse artigo, o meu templo está necessitando de uma reforma urgente, acho que as paredes estão necessitando de uma boa pintura, devem estar ocorrendo algumas infiltrações, gerando a umidade e junto com ela o mofo.
Então, quero aqui perguntar geral:
Como está o templo de vocês? O meu, vocês já viram que está em petição de miséria, mas tenho o profundo compromisso comigo mesmo de reformá-lo.
Realmente, o nosso corpo é o nosso templo e não é admissível em hipótese alguma que esse templo esteja pedindo uma reforma, mas caso esteja devemos reformá-lo com a maior urgência, pois é nele que nos fortalecemos para a vida.
Portanto, o que você está esperando para começar essa reforma? Como anda seu colesterol? Como está sua triglicéride? E sua pressão arterial como anda?
Sabia - e eu aqui não quero ser o cara que o amedronta - mas as maiores causas de morte súbita são devido ao alto colesterol e a pressão alta (Enfarto e AVC).
Meus amigos, eu sei que é difícil, mas temos que reduzir nossos exageros à mesa, seja em qualquer situação, no almoço com a família aos domingos, no happy hour com a turma do escritório, no futebol toda quarta-feira, no almoço do dia-a dia, evite o que você sabe que irá lhe fazer mal.
Tente começar. Eu disse tente; pois há seis meses não faço mais exercícios físicos. Mas eu não sou modelo de boa forma, portanto, comece ou recomece você; vá atrás da sua saúde, da saúde do seu corpo que é seu templo e entenda que existem pessoas que precisam de você: seus filhos, sua mulher, seus pais, sua família e, se de repente você faltar, irá desastibilizar um grupo de pessoas que ama e acredita em você, e acima de tudo precisa de você.
Um corpo são em uma mente sã é tudo de bom. Você consegue entender com um corpo são uma infinidade de situações que você jamais entenderá se estiver debilitado, se estiver cansado ou com a mente estressada.
Você irritado e debilitado não cresce, age em geral nos baixos circuitos do corpo humano, acumula energias pesadas, alimenta forças do mal e nessa condição sempre terá alguém que irá levá-lo pra baixo a ponto de quando você chegar em casa iniciar uma briga com a sua companheira, que de maneira alguma quer seu mal. Mas você trará essa energia de fora e vai, queira ou não, contaminar o seu lar e todos os que lá convivem.
Não se iluda, essa força existe apesar de você achar que não e em geral se fortalece com o seu despreparo, com a sua angústia, com a sua depressão, com o seu não cuidar do corpo que é o seu templo.
Esteja bem, com um maravilhoso sorriso no rosto, com uma voz pausada e serena, com uma postura ereta e tranqüila, com gestos gentis e educados. Assim todo mundo notará você como uma pessoa de luz, como uma pessoa diferente. Muitas vezes ninguém entenderá, mas saberá que você soma com o bem e que atrai para si a luz onde existem as trevas.
Cuide do seu corpo, que é o seu templo.
Pense nisso.
Muita paz...
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 16
Uma ALMA encarnada no Planeta Terra, que busca a ascensão para a LUZ E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |