NOSSOS PONTOS FORTES
Autor Leila Silva
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 07/06/2009 17:50:10
Nunca consegui entender bem essa história do porque damos e se é dada tanta importância ao que está errado, em detrimento ao que está certo em nós ou na nossa vida. Por que o foco negativo tem um peso tão grande se comparado ao foco positivo? Que tem a ver com o emocional, acho que ninguém duvida mas, por que precisa ser assim?
Todo ser humano tem seus pontos fortes, suas qualidades inquestionáveis, suas características pessoais positivas. Claro que temos defeitos, certamente muitas fraquezas, isto é equilíbrio mas, por que sempre o enfoque é no que falta, nunca no que já possuímos? Por que o prato da balança precisa pender sempre para o mesmo lado?
Já presenciei muitas vezes, ao longo da vida, pessoas lindíssimas reclamando por terem , por exemplo: uma pele clara demais (vale a ressalva que a textura era perfeita), um cabelo ralo demais (mas tinha um brilho de matar!), um rosto cheio demais (mas com um sorriso de dar inveja a Angelina Jolie!), e por aí vai.
Já vi homens e mulheres reclamando de não terem nada para vestir, com um guarda-roupa super lotado, isso bem na hora de sair para algum evento super importante. Aliás, quem nunca presenciou uma cena dessas? Pensando bem, acho que a resposta é simples: peso excessivo. A resposta é a mesma, seja para as crises emocionais, seja para aquele tal guarda-roupa super lotado.
Se prestarmos atenção as tendências na área de maquiagem, por exemplo, os especialistas no assunto são unânimes em afirmar que, atualmente, tudo o que está sobrando sai fora, ou seja, vamos apenas ressaltar os pontes fortes de cada pessoa. Nada de sombras, batons ou blushes muito escuros. As cores sutis e delicadas, são apenas para realçar o que já existe de belo. Nada de peso. Tudo bem natural. Certamente que o exemplo que usei pode ser aplicado em muitas áreas de nossa vida, se quisermos, é claro.
Sempre que precisei "mexer" em algum aspecto da minha vida que não estava me agradando mais, me apoiei em minhas qualidades e meus pontos fortes como alicerce para fazer a necessária transformação. Obviamente faz sentido buscar forças no que temos de melhor e não em nossas fraquezas.
Nossos pontos fortes servem sempre de base para quaisquer construções que possamos almejar fazer em nossas vidas pessoais, profissionais, familiares etc. São eles que são nossa sustentação para as nossas caminhadas diárias, eles precisam ser nosso foco principal nessa nossa busca pelo auto-conhecimento e pelo nosso bem estar.
Avaliação: 5 | Votos: 10
Leila Silva é Promotora de Estilo e presta Consultoria no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre Estilo e Moda visitando seu Blog www.leilasilva.wordpress.com. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |