Nunca mais!



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/2/2012 7:27:24 PM
Nunca mais!
Com que freqüência esta expressão é pronunciada...
O ser humano tem por prática caminhar pelos extremos, fazendo jus às expressões "amar de paixão" ou "odiar de morte". Comum se ouvir "não quero mais saber", ao invés de "preciso repensar, encontrar nova forma", etc. A pessoa iniciou um movimento, encontrou obstáculos e pronto: acabou. Iniciou um relacionamento, observou divergências de pensamentos, hábitos diferentes de cada um e também aqui, pronto. Acabou!
Ir pelos extremos é impedir-se de encontrar o ponto de equilíbrio que pode fazer toda a diferença. Se consideramos que a vida é um processo de aprendizagem, se a toda hora dizemos e ouvimos a expressão "vivendo e aprendendo", então por quê nos negamos a aprender? As pessoas acumulam experiências que foram vivenciadas ao longo de sua existência, mas isso não significa que só esta forma existe. A Neurolingüística se refere a esse fato dizendo: "O mapa mental de cada um não é todo o território existente". O "mapa mental" é composto pelas experiências vividas por cada um, o "território" é toda a gama de experiências possíveis e imagináveis. O conhecimento também amplia nosso mapa mental, não sendo necessário ter vivido a situação para apreendê-la. Os primeiros mapas geográficos não traziam todos os elementos existentes no território retratado. Ainda hoje se aperfeiçoam e enriquecem esses mapas através de fotos via satélite, cada vez mais precisas e detalhadas.
Para muitas pessoas a vida é uma rotina insuportável, porque elas olham tudo sempre da mesma forma, não conseguindo perceber as nuances que ocorrem e diferenciam as situações vividas. A frase "Eu sou assim mesmo" é a grande maldição da pessoa que a pronuncia. Significa sua indisponibilidade para aprender, vivenciar novas situações, tirar novas conclusões, obter resultados diferentes. Crença limitadora, impede a pessoa de abrir-se para a vida, ganhar experiência em todas as oportunidades que lhe são viáveis.
Daniel Goleman, autor da obra "Inteligência Emocional" mostra-nos que temos duas mentes: a racional e a emocional, e a define (a inteligência emocional), como o perfeito equilíbrio existente entre a mente racional e a mente emocional. Notem que para que haja o equilíbrio, a pessoa não pode estar nos extremos. Se totalmente racional, é frio e calculista. Se totalmente emocional, é passional e explosivo.
"Nunca mais" representa fechar-se para possibilidades que poderiam trazer muita felicidade, prosperidade, enfim, resultados positivos que ocorreriam caso realmente se aprendesse com as experiências tidas e consideradas não boas.
Além do quê, também é muito comum vermos pessoas que empunham "bandeiras" e fazem apologia do que estão defendendo em um momento e logo após estão do outro lado, trazendo uma gama enorme de argumentos que justificam esta mudança "de lado". Tudo isso seria desnecessário se entendêssemos que não temos que adotar "lados". (Lembre-se: Nunca mais pode ser um tempo que passa rápido demais!)
Há uma frase que diz: "Vergonha não é mudar de opinião e sim não se ter opinião para poder mudar". Muito verdadeira, mas se nos propusermos a vivenciar nosso dia-a-dia com a determinação de que tudo é novo e que de tudo podemos aprender algo, eliminaremos o grande desgaste e estresse que os comportamentos acima citados causam.
O que não foi bom ontem pode vir a ser ótimo hoje ou amanhã. O que não deu certo agora pode ser uma empreitada de sucesso se houver uma mudança de atitude da nossa parte. Desprender-se das falsas seguranças que nosso conhecimento propicia, dá-nos a maior de todas, que é saber que temos muito a aprender. E conhecer é envolver-se. Como propiciar isso se nos mantemos tão radicais e inflexíveis, achando que a verdade está limitada ao nosso conhecimento?
Estarmos abertos para nossa própria vida e disponíveis para as possibilidades trazidas pelo viver nos enriquece. Atenção: não me refiro a falta de opinião, mas à aceitação de que podem haver caminhos diferentes e melhores para se chegar ao mesmo lugar.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |