O amor que cura e o amor que adoece
Atualizado dia 11/13/2015 11:12:37 AM em Autoconhecimentopor Eliana Borelli
A dissertação deste livro pode ajudar a clarear muitos dos aspectos relacionados com a questão do amor, que parece piegas, às vezes. Mas todos nós, sem exceção estamos envolvidos o tempo todo.
Mesmo nas experiências difíceis, por trás delas está o amor.
O amor que cura e o amor que adoece.
Ele diz que o amor que cura é o que se baseia na ordem, no equilíbrio, na abertura do coração e na atitude que sustenta a vida.
Sempre que o amor quer compensar um destino, colocar-se como uma lealdade ou sacrificar-se por outros, ele nos adoece.
Quando damos demais ao outro, estamos causando um desequilíbrio, porque o outro sente que está recebendo muito, não consegue devolver na mesma medida, sente-se um devedor e, como consequência, pode abandonar a relação.
Um exemplo é uma pessoa que por amor a um familiar quer compensá-lo por este ter praticado algum ato não reconhecido como bom e ter sido excluído pelos demais do seu sistema;
Uma pessoa que sofreu maus tratos na infância, pode não reconhecer seus pais por causa desses traumas e fazer um contrato consigo mesmo, tipo:
- eu não preciso de vocês;
- eu vou mostrar a vocês que sou capaz;
- eu vou mostrar que sei fazer diferente de vocês;
Esta pessoa pode ter sucesso por um tempo, mas dentro dele tem um vazio que pode ser caracterizado como depressão existencial ou somatizações de doenças físicas.
Uma pessoa que quer compensar um destino de algum familiar, pode querer carregar inconscientemente todo o peso que não pertence somente à ele, podendo manifestar isso na forma de:
- cuidado excessivo com pais, irmãos, filhos;
- não conseguir deixar que tomem suas decisões e escolhas:
- querer que estejam debaixo de suas asas o tempo todo;
- ansiedade constante;
- medo das separações e despedidas;
A solução para estas e outras questões pode ser através de uma Constelação Sistêmica.
Texto Revisado font> em>
Avaliação: 5 | Votos: 8
Eliana Vieira Borelli, Psicoterapeuta, Atendimento individual, grupal e on-line, fone: 5499737676 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |