O CORPO NÃO MENTE



Autor Ramona Ferreiro
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/13/2006 7:41:43 PM
Hoje vamos falar sobre o corpo, esse veículo maravilhoso que nos dá sinais a todo tempo sobre o que se passa no nosso emocional. Nosso corpo conta uma história, a nossa história, e nós teimamos em não “escutá-lo”; ao contrário, o tratamos como fonte de patologias e o medicamos; adiando o contato íntimo, a fomentação de um vínculo amoroso e respeitoso com nosso corpo.
Não se culpe! Todos nós, ocidentais, fomos criados assim. Nosso sistema de crenças nos faz ignorar nosso corpo, encará-lo como se fosse uma “coisa” à parte de nós. Até que um dia esse corpo “pifa” exaurido de tanto tentar avisar-nos de que algo não ia bem... a partir daí, passamos a escuta-lo e a ter uma melhor qualidade de vida, os relacionamentos melhoram, a ansiedade diminui, ficamos menos gripados, pois aprendemos a ler os sinais que ele nos envia.
Negligenciamos nosso corpo de várias maneiras: comemos correndo, passamos mais tempo acordados trabalhando do que nos proporcionando horas de sono renovador; nos auto-medicamos a fim de silenciarmos nosso corpo (eu não quero saber disso agora!). E até mesmo os excessos de relações sexuais “corriqueiras”, onde o corpo, mais uma vez, não é ouvido: quais suas reais necessidades, o que ele busca naquele ato, quais os sentimentos envolvidos, é isso mesmo que ele quer (e você... afinal, não são coisas distintas)?
O fato de nós não querermos tomar consciência de sentimentos, ignorando-os, não significa que eles não existam. Todo sentimento não expressado autenticamente fica gravado no corpo: um pescoço retesado, torcicolos, nódulos doloridos, dores de cabeça, de estômago, nos falam sobre alto nível de estresse, raiva contida ou medo. A maioria de nós vive seu dia-a-dia sem prestar atenção em seu corpo, de como está, por exemplo, a respiração e a postura, vivemos desconectados do nosso corpo.
Quando temos consciência do nosso corpo, de seus limites, ao habita-lo por inteiro, nós o aceitamos e o amamos como ele é, e isso é ter uma auto-estima saudável e elevada.
A consciência corporal pode ser construída através da terapia corporal e de massagens que nos fornecem um tipo de toque que nosso corpo anseia e necessita para que possamos desenvolver uma base de autoproteção que, por conseguinte, leva à segurança, que são instintos básicos a todo ser humano.
Essas duas técnicas corporais - terapia e massagem - nos permitem PARAR. Ao parar e silenciar a mente podemos ouvir e sentir o nosso corpo. Podemos respirar mais profundamente (lançando mais oxigênio na corrente sanguínea), liberar tensões armazenadas nos músculos (sentimentos não expressos), diminuir a freqüência cardíaca e pressão arterial, eliminar resíduos corporais e produzir uma nutrição celular adequada. Tudo isso é observado por nós como um bem estar e alívio profundos. Realmente saímos de uma sessão de terapia corporal ou massagem renovados.
Portanto, comece agora, a prestar atenção no seu corpo, aos sinais que ele está lhe enviando, pois se você não puder contar sua própria história, não conseguirá no aqui-e-agora obter satisfação, estabilidade e segurança. Pare de viver somente no mental e entre no seu corpo, conte sua história de maneira plena, segura e feliz!
Ramona Ferreiro
Terapeuta Holística, Parapsicóloga, Massoterapeuta de Massagem Ayurvédica e Bioenergética
(21) 2425-94218 / 9519-5129
[email protected]
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 13




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ramona Ferreiro Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |