O CULTIVO DA MENTE




Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 04/09/2012 20:10:07
Há bilhões de anos atrás o homem aprendeu a cultivar a terra, e isto, foi a inteligência humana que desencadeou e sustentou o desenrolar da evolução da vida humana no planeta terra. Esta descoberta, revolucionou o modo do homem ver a vida. A visão do homem se deparou com um novo paradigma, " a era vegetal", que lhe expande a consciência para além, do caçador, da experiência da morte, quando enfim, ele se depara com essa grande mudança de paradigma quando descobre ao cortar um vegetal a experiência do "renascimento da vida", quando a planta brota de novo, diferindo da caçada que reduzia a experiência da vida em morte, esta inteligência é o inicio da espiritualidade, mudando os hábitos humanos que se abrem sob a ótica de uma nova realidade na terra, é a partir deste pondo evolucionário, que o homem, passa a enterrar os corpos, na esperança de uma vida futura.
A origem da palavra homem, significa dizer, terra, húmus; seguindo este sentido, podemos dizer que o homem é o húmus do qual brota todo gérmen de vida criativa. Esta terra esta para todas as possibilidades, boas e ruins, como diria o velho ditado: "Quem semeia colhe, quem não semeia colhe do mesmo jeito". A terra tem esta propriedade, você precisa cuidar das sementes que nela queira que cresça, para não colher as ervas daninhas que crescem gratuitamente na terra de sua mente. Nisto somos livres, como diria o axioma: " O plantio é facultativo, mas a colheita é obrigatória. De qualquer forma, se não cuidarmos da terra de nossa mente, de nossas intenções estaremos fadados a colhermos o que dela surgir e nos contentarmos com isto.
A mente é a nossa grande sementeira, de onde surgem as sementes e os brotos de vida e propósitos de nossas histórias. Tudo o que vemos no mundo civilizado é resultado das sementes que um dia na mente foram pensamentos, sentimentos e idéias que tomaram forma no mundo do "Este Sou eu". Nossos pensamentos e sentimentos serão as sementes de nosso futuro, se você cultiva pensamentos ruins, você colherá situações nocivas, venenosas, do contrário, uma mente positiva, verdadeira, amorosa, germinará situações altruístas, positivas, amorosas.
Este terreno interior onde nossas sementes são cultivadas é um meio de cultura rico em nutrientes que vão despertar o poder germinativo
de cada semente que plantamos no âmago de nossos anseios profundos, do qual brotará o rebento de cada situação de vida que você deixou cair na terra fértil de sua mente, este caldo de cultura onde tudo cresce. Por esta razão, é mister saber, o que cultivar no solo de seu "coração", vamos pensar aqui no coração como sendo o aspecto da mente conectada ao Ser que É, ao Self.
Pense-se em sua vida como um jardineiro que ver a sua vida como um jardim. O jardineiro é aquele arquétipo dentro de você que ver nas possibilidades de um terreno, o despertar da beleza e da realização. Qualquer terreno é a possibilidade dele despertar a beleza no plano da forma. Pense no terreno de sua vida, que tipo de sementes podem se desenvolver bem, que cores e formas você quer presenciar crescer em sua presença, os odores e frutos que colorem e dão sabor a vida do jardim, nisto consiste toda a felicidade e realização do jardineiro, a cada cuidado dispensado ao longo dos dias, até que a semente torne-se planta e assim dê flores e frutos. Estas sementes devem ser nutridas com a água do entusiasmo e da boa vontade de se dispor a cuidar de cada rebento que tornar-se-á planta para assim cumprir seu propósito, a floração.
Assim é nossa vida, como um jardineiro que tem um terreno a desbravar e dar forma, ornamentando a terra em cuidados e caprichos que tornar-se-ão belezas e prazeres, ou como um jardineiro descuidado, que descuida da terra, das regas, das podas, e da escolha de suas sementes. Podemos optar por cuidar do cultivo de nossa mente, em um lindo jardim que possa nos presentear com flores e frutos que dêem sabor e significado a vida que escolhemos viver. Desperte as cores e as possibilidades que estão adormecidas em sua vida, dê-lhe um pouco de entusiasmo, amor e devoção que disso você só colherá alegria, amor e paz. Pense em sua vida como o terreno que você tem a trabalhar na construção de seu jardim, tenha claro que tipo de jardim você quer cultivar e mãos a charrua, pois há o tempo de plantar e também de colher.









PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |