O ENAMORADO
Atualizado dia 10/06/2007 11:34:26 em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
O Enamorado também designado como Os Amantes, The Lover, Les Amoureux, Die Liebenden, Gli Amanti ou Los Enamorados, tem na lâmina do tarot como ornamento comum, um jovem, em pé, entre duas mulheres, um anjo com arco e flecha e um sol atrás do anjo.
O Sol, simbolo da consciência e da verdade, está encoberto por Eros ou Cupido, símbolo da paixão, que retesa o arco para atirar a flecha embebida pelo veneno do desejo, simbolizando a advertência, de que o livre-arbítrio está terminando, e as decisões se tornam urgentes. Assim, a consciência não é percebida, apenas intensa vontade de ser feliz, pois o desejo de Eros ofusca a luz reveladora do Sol. Difícil saber quem terá de decidir, o homem ou as mulheres, todos estão envolvidos; de qualquer forma este é um momento importante, pois uma vez escolhido o caminho, não haverá retorno. Mas pelo que devemos optar? Pelos dogmas sociais ou por nós mesmos? Onde se encontra a razão quando o desejo invade o coração? As escolhas devem ser regidas pela intuição e pela inspiração.
Este arcano sugere as inúmeras escolhas diárias entre duas situações, duas possibilidades e uma única conclusão - toda a escolha supõe uma renúncia. Não se pode ter dois empregos no mesmo horário, dois casamentos, vestir duas calças ou estar em dois lugares ao mesmo tempo; acordamos fazendo escolhas. O principal sintoma do arcano 06 é o arcano 07, O Carro, que representa a determinação da vontade, o caminho tomado e a certeza absoluta da vida. Mas sabemos que a nossa decisão não será de fácil aceitação pelo social ou familiar. O axioma do namoro não é "fique comigo que posso amar por nós dois?" Afinal, quando se é tomado pelo desejo fulminante do "possível" encontro com a felicidade, não tem mãe que consiga demover o filho. Tem? Não!
Este arcano reside num valioso mistério: pode-se escolher qualquer coisa, que tudo dará certo! O problema é que ainda não "sentiu" o que é o melhor: o que eu quero ou o que os outros querem! Podem-se fazer inúmeras ponderações entre uma situação e outra, até mesmo se revelar, ser aquela já escolhida mentalmente, a melhor; contudo, ainda não verteu para a realidade, faltando a maturidade emocional e espiritual. De qualquer forma a aposta foi feita, agora é esperar pelos resultados. Podemos extrair uma reflexão: A liberdade tem o seu preço: o livre-arbítrio; e o livre arbítrio tem o seu peso: a escolha do caminho correto visando igualmente ao bem do nosso próximo, da sociedade e da paz a que cada um de nós tem direito, nos lembrando sempre, que a lei de Retorno, tal como a lei de Gravidade, não pode ser vista as nossos olhos mas sentida, sim.
Taróloga
Avaliação: 5 | Votos: 15
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |