Menu
Somos Todos UM - Home

O Feng Shui e nossa residência

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Eliane Stum

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/22/2005 12:00:26 PM


Nossa primeira moradia é o nosso próprio corpo. Esse casco serve para abrigar nosso ser e carregá-lo para onde comandarmos. Porém, por sua vez, esse casco também precisa de proteção e é justamente essa proteção que buscamos no abrigo de nossas casas. Buscar proteção e abrigo: necessidade intrínseca do ser humano desde a Idade da Pedra, quando era suprida pelas cavernas.

Nossa casa é uma prolongação de nossa existência: primeiro o corpo, depois a casa, o bairro, a cidade e assim sucessivamente até chegar ao planeta, à galaxia, ao universo. E tudo isso exerce influência sobre nós. Quanto mais próximo, maior a influência.

O ser humano assimila hábitos, conceitos e conhecimentos por repetição. Situações que acontecem com frequência diante de nós passam a ser consideradas normais (ainda que não o sejam). Por exemplo, se mudarmos de Estado é fato que o sotaque regional será diferenciado ao que estivemos acostumados. De início, fica evidente; passado algum tempo já não percebemos tanto ou até incorporamos à nossa fala. Nos adaptamos. Quando surgiu a profissão “flanelinha” era esquisito alguém cobrar para podermos estacionar o carro em via pública, com a alegação de tomarem conta do veículo. Hoje já até conferimos se temos alguma moeda ou trocado. Nos submetemos.

Se fatos do cotidiano são assimilados e integram-se ao nosso modo de vida, quanto mais a situação do nosso meio mais pessoal, que são as nossas casas. É por isso que o equilíbrio e a harmonia devem estar presentes em nossos lares, para que isso seja assimilado por nós.

O Feng Shui traz benefícios às pessoas através de intervenção nas casas, no espaço onde essas pessoas estão presentes com frequência. Ideal seria ter todos os ambientes equilibrados pelo Feng Shui, mas isso nos foge ao controle porque frequentamos locais públicos, com todo tipo de energia se cruzando. Daí a importância do equilíbrio em nossos lares, onde teremos o repouso, o descanso e a “descontaminação” de energias negativas. Quanto melhor o aspecto de nossa casa, mais saudáveis serão as assimilações. Se virmos com frequência aspectos negativos, passaremos a considerá-los normais.

Arrumação, limpeza e organização são aspectos fundamentais para a boa circulação de energias positivas e impedimento para a presença da energia negativa. Isso não requer nenhum investimento financeiro; é apenas uma questão de atitude. Por menor e mais simples que seja uma moradia, ela pode apresentar-se agradável se estiver bem cuidada e cuidada com amor.

Se houver empregados em sua casa responsáveis pela limpeza e arrumação, faça a sua parte garantindo que estejam trabalhando satisfeitos. Se um empregado doméstico estiver insatisfeito com seu emprego, estará espalhando energias nocivas pelo ambiente onde você vive. Ele parte ao final do expediente e você fica com o problema. Se for você que realiza a limpeza e arrumação de seu espaço, faça-o com carinho. Se fizer reclamando e esbravejando, julgando aquilo uma obrigação enfadonha, tudo por onde você passar estará impregnado de energias negativas.

A troca de energias com o espaço onde permanecemos é muito grande. Esteja alerta para carregar energias positivas e impregnar energias positivas. Se ao chegar em casa, sentir-se muito “carregado”, tome um banho tranquilamente e, ao final, despeje uma caneca de água morna com três gotas de álcool do pescoço para baixo. Comece pela nuca e vá circulando o pescoço lentamente até despejar toda a água e retornar à nuca, completando o círculo. Essa limpeza energética remove as energias negativas e elimina inclusive a sensação de cansaço.

Um bom exemplo para constatar como as energias ficam impregnadas são as boas cozinheiras. Quando uma cozinheira é elogiada podemos ouvir “mas ela adora cozinhar!”. É bem verdade que quando gostamos daquilo que fazemos colocamos amor em nossa ação. O que não quer dizer que cozinheiras sem sucesso não gostam ou não colocam amor naquilo que fazem. As pessoas possuem dons diferentes! Colocar amor, fazer qualquer coisa com mentalizações positivas e buscar pensamentos otimistas gera resultados surpreendentes e satisfatórios.

Espalhe coisas alegres pela sua casa para lhe ajudar a ter um modo de pensar e se comportar mais positivo e otimista.

Ambientes mal iluminados geram comportamentos introspectivos, menos comunicativos. Excesso de mobília ou decoração, livros e revistas empilhados, roupas amontoadas geram conflito de raciocínio, confusão mental, dificuldade de decisão. Cortinas de tecidos pesados que impedem a passagem da luz e a visão externa causam sensação de solidão. Excesso de pó, sujeira no piso, azulejos opacos despertam sensação de abandono.

O fogão é o responsável pela prosperidade da casa. Mantenha-o sempre limpo. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade - seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual.

Cuidar do espaço onde permanecemos um longo período de tempo é cuidar do nosso próprio estado físico, mental e emocional. Nosso bem-estar e saúde fisica dependem diretamente de uma mente sadia e de um emocional equilibrado.

As tarefas devem ser divididas e todos os moradores devem estar conscientes da sua participação no todo. Cômodos harmonizados constituem uma casa inteira harmonizada. As crianças, os adolescentes, o casal, os idosos, cada um em sua devida proporção tem sua atuação na preservação do ambiente saudável.

Cuidar do seu espaço é cuidar de si e viver melhor!

Texto revisado por Cris
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 30


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Eliane Stum   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa