O GIGANTE ENVERGONHADO



Autor Raul Imhof
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/11/2005 5:37:20 PM
O furacão Katrina provocou muitas mortes e destruição na sua impiedosa e avassaladora passagem por New Orleans. Mais do que isso pôs aos olhos do mundo as contradições dos Estados Unidos. Pôs a nu, aos olhos do mundo, as fragilidades de uma superpotência que pretente ser a dona do mundo. Vergonha mundial. Ao vivo e a cores está sendo mostrado ao mundo as fragilidades e a incoerência de um país que se diz o "exemplo" de democracia no mundo. Porque, e não entendi até agora, só havia negros pobres e idosos entre os refugiados? Cada vez mais essa cantilena de "democracia mais desenvolvida do mundo" é apenas conversa prá boi dormir.
O que o Katrina acabou de nos mostrar é que nos Estados Unidos a situação hoje é de um apartheid social (até os anos 60 neste mesmo país ainda se apartava, torturava e assassinava negros). A coisa afinal evoluiu...
Perguntas que não querem calar: porque o estado foi incapaz de reagir rapidamente? A resposta pode estar no neoliberalismo que hoje dá as cartas em todo o mundo e que desmantelou, desarticulou e tornou incapaz todo o serviço público. Este, na situação em que se encontra, torna-se incapaz de buscar respostas em momento dramáticos como nos do Katrina.
Necessário também lembrar que um grande contingente da guarda nacional de Lousiana está no Iraque, semeando a destruição e o terror naquele país. Tão longe e acostumado apenas a matar deixou que uma catástrofe natural fosse capaz de causar tanto dano à sua população. Porque um país com gastos militares que ultrapassam o PIB da maioria das nações do mundo deixa boa parte do seu povo à míngua?
Para o presidente Busch é mais fácil sair pelo mundo a dar tiros e distribuir mortes do que cuidar da paz e da vida. A denominada maior potência do mundo vêm aumentando o número de pobres de maneira assustadora dentro de seu próprio território. Hoje aproximadamente 40 milhões de americanos vivem abaixo da linha da pobreza dentro do país mais rico do mundo.
Talvez essa catástrofe natural leve o governo Busch a repensar a sua política ambiental. Talvez seja um aviso a Busch no sentido de assinar o Protocolo de Kioto, já que os EEUU são responsáveis por 25% da poluição do nosso planeta. O mais grave de tudo é que há acusações, vindas do democrata Jesse Jackson, afirmando que Busch despreza as cidades onde foi menos votado. O Presidente atribui à fatalidade, o rompimento dos diques que protegiam New Orleans, porém sabe-se que estudiosos vêm alertando para o problema há anos. Triste constatação, para todos nós, é ver "que o gigante tem os pés de barro" e, pior, um presidente mais preocupado com a ofensiva militar (mostrar força) do que em proteger sua população.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 16




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |