Menu
Somos Todos UM - Home

O homem virando máquina

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Sylvia R. Pellegrino

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/15/2004 6:43:30 PM


Até que ponto vale a pena correr contra o ritmo? Quão importante é a tecnologia que avassala e nos impulsiona contra o mecanismo humano?

Dependemos profundamente do tecnológico para viver na hora atual. A evolução chegou a tal limite que impende repensar a caminhada do progresso. Estive lendo sobre nanotecnologia e as conseqüências nefastas que experiências nessa área do conhecimento podem trazer à humanidade. Repensei nosso tempo e nossa evolução. A nova Era traz a relação máquina X homem ou quiçá a transformação do homem em máquina. Não teremos seguido um caminho sem volta? Será este mesmo o caminho da evolução?

A tecnologia está obrigando a todos no desenvolvimento de capacidades ilimitadas, para acompanhar a velocidade de raciocínio e das mudanças advindas deste estado de coisas. Iniciamos um processo infindo de prejuízo ao nosso organismo e mente. Percorremos um caminho que vem contagiando todo ser humano.

A competitividade fez com que nos fechássemos num mundo individualista, apesar de nos empanturrarmos de informações. O tempo urge! Correto? Não! Isso deve ser repensado, melhor interpretado. Afinal, agir com açodamento e urgência retira o ritmo normal dos batimentos cardíacos e desorganiza todo o ser.

As pessoas correm, trabalham dia e noite para se tornarem melhores. Esquecem, no entanto, de olhar à volta. Trabalham para quê? Para quem? As respostas são sempre as mesmas: “Preciso deixar um mundo melhor para meus filhos”. Será? Nem mesmo interrompem seus afazeres para dar tempo e amor aos seus entes queridos, quando estão em casa. A cada momento atendem celulares, ligam televisão, plugam-se em computadores. Temos visto pessoas emburrecendo de uma hora para outra, sem ler ou sem se comunicar com seu próximo, tornando-se reféns da tecnologia, da comunicação e do ruído.

Claro que a parafernália tecnológica é muito atrativa e descortina um mundo maravilhoso, mundo esse buscado pelo imaginário humano desde priscas eras, mas o excesso de informações circulando está criando um permanente estado de isolamento nos seres humanos. Parece contraditório, porém aí estão os fatos a nos provarem esse estado de coisas.

Meditação, repouso, tranqüilidade, lazer, são termos e atitudes tidos como reprováveis. Em não havendo um esforço para disseminá-las e fazer com que a humanidade aproveite o progresso sem ser engolfada por ele, seremos todos engolidos pela tecnologia e estaremos nos afastando da verdadeira evolução e do porquê estarmos aqui, neste planeta Terra.

Sylvia R. Pellegrino é advogada, editora e escritora. Consta da Enciclopédia de Literatura Brasileira. Colabora com inúmeras revistas e jornais eletrônicos. É editora de duas revistas impressas: M.Valentina e Boletim Cult. Reside atualmente em Curitiba-PR. Seu e-mail para contatos: [email protected]

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Sylvia R. Pellegrino   
Sylvia R. Pellegrino é advogada e escritora. Escreve romance, contos e crônicas. Tem blogs no wordpress: Ecos da Terra, O Anjo Humano, Blog de Conto.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa