O Imediatismo de Hoje
Atualizado dia 9/17/2007 6:05:32 PM em Autoconhecimentopor Maria Alice Leonardi
Isso acontece nas escolas, faculdades e cursos de um modo geral, principalmente os cursos extra-curriculares, que são complementos das escolas, quando não o próprio curso das escolas. Querem cursos que os façam grandes empreendedores, profissionais ricos da noite pro dia.
Até a religião não escapou disso. Hoje as nominações evangélicas, que são a modernização do antigo protestantismo que exigia curso de teologia e cultura geral, não exige mais nada; qualquer um pode pregar a palavra de Deus. Paciência!
Então, dos Estados Unidos da América do Norte apareceram as modernizações, a praticidade de culto, o uso comercial de Jesus. Exigem milagres imediatos, como se fosse num passe de mágica. Algumas igrejas abusam de suas graças e contando com a crendice do povo se aproveitam para tirar-lhes dinheiro, vendendo Deus e milagres, como caixeiros viajantes! Óbvio que existem as exceções, mas infelizmente essas não aparecem tanto na mídia; fazem seu trabalho dentro dos padrões reais porque são padrões de Deus.
E nessa muvuca moderna onde a mídia parece ter mais importância que Deus, tudo tem que ser “pra ontem”. Coisas que levamos anos para entender, paciência para aprender, para crer, querem um Deus de resultados e para isso usam técnicas que nada mais são do que técnicas de motivação! Tudo tem que ser feito à base de muito som, muito movimento. Até a igreja católica sempre tão introspectiva, tão erudita, com as músicas clássicas, os cantos gregorianos, verdadeiros mantras, sofrendo também influência norte-americana, passaram a usar métodos modernos com cantos de música moderna e usando verdadeiras aulas de ginástica!
Eu pergunto: Em que momento podemos ter aquele encontro tão particular com Deus? Como nosso espírito conseguirá sua simbiose com o Pai maior? Não estou criticando, só gostaria de entender por que o mundo chegou nisso? Sinal dos tempos? Evolução da raça humana? Para mim isso é uma involução, onde o ser humano cada vez mais só, mais isolado do outro semelhante e vivendo mais com as máquinas, por incrível que pareça, está regredindo para o estado de animais irracionais, sem altuísmo, sem amor ágape, sem compaixão, sem solidariedade... E esse silêncio, fruto do isolamento, faz com que falemos menos, troquemos menos energias tão necessárias para nossa sobrevivência como seres humanos, pois foi a palavra falada que humanizou o animal.
Maria Alice de Andrade Leonardi
Advogada, professora de História e diretora da Academia Atheniensee de Oratória
www.academiaoratoria.com
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 13
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |