O imprevisível - um exercício mental
Atualizado dia 9/14/2007 4:28:15 PM em Autoconhecimentopor Alessandra R. Taques Amorim
Neste exato momento nos deparamos com o medo do desconhecido. Parece óbvio, mas se não nos arriscarmos, o desconhecido nunca terá chance de se tornar conhecido. É fato que o medo estará presente em qualquer situação nova que nos é apresentada, mas ao mesmo tempo é tentador.
Esse conflito mexe de tal forma com a nossa zona de conforto que nos dá a falsa sensação de que não vale a pena apostar no desconhecido, porque ele colocará em xeque-mate o "equilíbrio", então, nos impulsionamos ao recuo. Nesse momento tentamos nos enganar com as frases: é ruim, não vou conseguir, não é para mim, não devo arriscar, não vale a pena, é perigoso, é cedo demais...
Devemos pensar nos pontos positivos e negativos de uma negação antes experimentá-la. Afinal, qual é a nossa postura de vida? Ficar parado não nos ajuda, não devemos pensar nas conseqüências de um possível “erro” - fracassar, não ter sucesso, ser feliz, magoar os outros, ser reconhecido e aceito, banido ou ser irreverente. Temos que pensar que... ficar estagnado pode não valer a pena.
O nosso grande engano é esquecer que tudo o que conhecemos... um dia também foi desconhecido e demos oportunidade a nós mesmos de conhecê-lo. A negação pode adiar algo de muito bom em nossas vidas!
A vida nos pertence é temos uma só... Temos o dever de acreditar nela e em nosso potencial. A relação de confiança deve ser bilateral (entre eu e a vida). Nada vem de bandeja... Se você acreditar na semente, a vida lhe proporcionará frutos.
As maiores lições na vida são aprendidas por meio de tentativas e erros. Se você é daqueles que tentou muitas vezes e falhou, parabéns pela ousadia, pois não existem fracassos reais. É a sua forma de pensamento que o julga comparativamente aos outros, que o prende, o limita e muitas vezes o domina. O conhecimento que você adquire a cada tentativa o leva mais próximo do sucesso e sinaliza onde deve melhorar e o que deve ser aprimorado.
A decisão de ficar parado esperando que algo “caia do céu” fará com que seu potencial mingue e que não tenha a oportunidade de ser conhecido e reconhecido... nem mesmo por você.
Traga seus talentos à luz, tire-os do baú, desafie, inove, ouse, arrisque-se. Existem muitas coisas à sua espera. É preciso percorrer lugares desconhecidos sem se preocupar com os resultados calculados. É necessário ultrapassar os limites da segurança e confiar, que o universo conspirará a seu favor. Se você disser a ele: eu vou conseguir, eu acredito em mim, ele lhe responderá: SIM, SIM, SIM! Mas se você disser a ele: eu não vou conseguir, vou falhar, ele lhe responderá: SIM, SIM, SIM!
Não imobilize suas forças e energia. Seja o autor e o protagonista principal da estória da sua vida. Se cair com seus erros, levante, sacuda e siga adiante... Sempre! Você pode, você deve, você é vencedor e o melhor!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |