Menu
Somos Todos UM - Home

O LÍDER E SUA AUTO-ESTIMA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Raul Imhof

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 2/28/2006 5:06:53 PM


"O líder com elevada auto-estima é propenso a tratar os outros com respeito, ética, boa vontade e justiça. Ele vê cada membro de sua equipe como um colaborador e não uma ameaça à sua liderança. Respeita e manifesta atitudes respeitosas para com o liderado."

Por que muitos gerentes e administradores não chegam a ser gerentes-líderes e adminstradores-líderes? Podemos encontrar a resposta, muitas vezes, em sua baixa auto-estima. Não tendo uma auto-estima positiva, ele descrê de si mesmo e de sua competência. Desconfia dos colegas, teme as tarefas do mommento e os desafios do futuro.

Não estamos aqui falando de pessoas narcisistas, muito comum em nossa sociedade ou pessoas centradas no EU, preocupadas apenas em auto-gratificar-se. A isso denominamos narcisismo. A palavra vem da antiga mitologia grega. A conhecida história de Narciso, aquele sujeito que se apaixonou pela própria imagem refletida nas águas de um lago. Hoje o narcisismo se manifesta pelos excessos. Excessiva preocupação pela beleza física, coisas para possuir, não para compartilhar com outros, mas para mostrar aos outros. O egoísmo impera com a adoração de si próprio.

A auto-estima saudável não tem nada a ver com o narcisismo. Trata-se de estimular e apreciar os valores com os quais foi equipado para ser feliz e vencedor. É a semente do sucesso em liderança. A base da estima aos colaboradores e energia para alcançar objetivos dignos, sem medo.

A pessoa com auto-estima elevada não degrada o corpo. Jamais faz do corpo uma lixeira. Reconhece que é a obra prima da criação. Tem capacidade para vencer, criar, mudar o ambiente, abraçar novos paradigmas.

COMO SE MANIFESTA O LÍDER COM BAIXA AUTO-ESTIMA

1 – RESPONSABILIDADE ARREVESADA
Culpa os outros por tudo de errado que acontece. Sempre é mais fácil culpar os outros. “Os outros precisam mudar”; “estão errando de propósito”. Projeta-se como infalível, o que revela um desvio de personalidade. Um gerente ou administrador com essa tendência destrói a equipe em pouco tempo.

2 - CRÍTICAS E RECLAMAÇÕES
Está sempre criticando, reclamando. Parece que tomou um copo de fel antes de vir para a empresa. Acha que sempre está certo por isso necessita encontrar algo de errado no colaborador. Não se percebe ou tenta esconder as próprias falhas, buscando fraquezas nos outros.

3 - DIFICULDADE EM FAZER DOS COLABORADORES, AMIGOS
A pessoa que tem baixa auto-estima não consegue seguidores. Seu comportamento agressivo, prepotente e crítico afasta as pessoas de perto de si. As pessoas continuam a trabalhar na empresa pela dificuldade em conseguir um novo ou melhor emprego. Infelizmente permanecem os menos competentes, menos produtivos, contribuindo para o enfraquecimento da empresa. Os empregados com iniciativa partem para outros lugares.

4 - NECESSIDADE DOENTIA DE VENCER
Precisa sentir-se superior sempre. Desta forma, não admite qualquer falha que tenha cometido. Necessita ser aplaudido sempre; vive com a idéia fixa de que é melhor que os outros. Numa negociação quer sempre ganhar, com perda do outro. Assim, ganha no presente, mas a médio prazo constrói o fracasso.

5 - EGOÍSMO
Está preocupado exclusivamente com sua promoção. Os outros? Raramente dispõe de interesse e tempo para eles. Quem trabalha em sua equipe ou empresa é apenas um instrumento a ser usado para obter vantagens. Essa busca de sucesso é, na verdade, uma compensação da perda de identidade e dignidade por sua baixa auto-estima.

6 - COMPORTAMENTO DESTRUTIVO
Não conseguindo conviver consigo mesmo, desenvolve um comportamento destrutivo. Ferido e deprimido procura se entorpecer para relaxar. Dessa forma entra no caminho das drogas, excesso de bebidas, alimentação e outras coisas que consigam trazer satisfação momentânea e que aplaquem seu sofrimento emocional e sua necessidade de auto-aceitação.

7 - USAR MÁSCARAS
Tenta esconder o verdadeiro rosto, seu verdadeiro caráter e personalidade. Tenta se esconder atrás do próprio complexo de inferioridade. Usa mil máscaras, mas nenhuma delas revela sua natureza real. O fingir é sua arte. Dá impressão de segurança, de que tudo está ensolarado, que o mar está calmo, a liderança é tranquila, mas é uma máscara. Debaixo dela está o administrador real, medroso, confuso e solitário. Esconde-se de todas as formas para que ninguém o conheça. Ao sentir que alguém percebe seu medo e fraqueza entra em pânico.

Ninguém precisa ficar nesta amarga vida de baixa auto-estima. Podemos mudar para melhor, a qualquer momento. Qualquer pessoa pode melhorar sua auto-estima e auto-imagem.

COMO FORTALECER A AUTO-ESTIMA

1 - ACEITE-SE COMO É
Você é único entre mais de seis milhões de pessoas que povoam o nosso planeta. Nunca existiu e nem existirá alguém igual a você. Mas você não está terminado, está sempre aprendendo, mudando, crescendo. Esqueça o passado. Você não é mais a pessoa que foi e ainda não é a pessoa que será no futuro. Você está crescendo, melhorando. Você é o que deve ser e possui um potencial enorme para ser bem sucedido na vida pessoal e como líder. Seja alegre, feliz por ser quem você é. Reaja a qualquer sentimento contrário. Vá ao encontro dos outros e ofereça uma porta aberta em seu coração. Aceite elogios sem desmerecer ou desconfiar dos motivos. Aprenda a rir de si mesmo. Um provérbio chinês diz "Felizes os que conseguem rir de si mesmos". Sempre terão motivos para se divertir.

2 - VOCÊ DEVE SE AMAR
Quando gostamos de nós mesmos evitamos a depressão. O gerente que não se ama manifesta explosões de raiva, rancor, maledicência. Como é bom trabalhar com um líder que se ama. Ele gosta dos colaboradores e os valoriza como pessoas.

3 - CUMPRIMENTE AS PESSOAS COM UM SORRISO
Mostre que o seu interior é um favo de mel e não um balde de fel. Sorria também ao telefone. O outro nota o seu sorriso.

4 - COMECE O DIA COM UM TOQUE POSITIVO
Comece o dia com algo construtivo, bonito. Faça uma prece, ouça uma música que estimule pensamentos edificantes. Leia algo que o ajude a ser vencedor.

5 - INVISTA NO CRESCIMENTO PESSOAL
Não podemos parar. Faça um curso ou estude em casa temas que o ajudem a crescer. "Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa" T.Dison.

6 - TRANSMITA SOMENTE BOAS NOTÍCIAS
Fale sobre acontecimentos bons. Não conte problemas pessoais às pessoas, a não ser que estejam diretamente envolvidas.

7 - VISUALIZE O LADO POSITIVO
Desenvolva o hábito de olhar sempre procurando o bem. Lembre-se que você é o líder, o gerente, o administrador. Você está sendo seguido pela equipe. Se visualizar o lado brilhante vai fortalecer sua auto-imagem e contribuir para o crescimento da auto-estima de seus colaboradores. Desenvolver auto-estima é ampliar a capacidade de ser feliz. Líder do século XXI, o seu sucesso ou fracasso será determinado, em grande medida, pela maneira como você vê a si mesmo.

8 - SEJA AGRADECIDO
Quando alguém lhe disser uma palavra elogiosa aceite e diga muito obrigado. Agradeça a todo favor que lhe for prestado. Ser grato sempre, torna a vida mais plena de significado.

Uma boa semana para todos

Raul

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 68


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Raul Imhof   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa