O MESTRE ESTÁ AO LADO




Autor Valéria Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/29/2014 11:25:02 AM
Quando pensamos em um Mestre, normalmente nos lembramos de personalidades que deixaram seus exemplos, ensinamentos e atitudes como inspiração, reflexão ou meta para nós. Dificilmente estamos atentos aos mestres que estão ao nosso lado, o tempo todo, sempre fazendo ou dizendo algo para nos ensinar ou mostrar aspectos de nós mesmos que merecem atenção ou precisam ser mudados.
Pensando melhor sobre os mestres que passaram por aqui, será que quando eles estavam com as pessoas ao seu lado elas os reconheciam como mestres? Ou quem sabe eles diziam e não eram compreendidos ou eram até criticados. Então, acredito que nada mudou em relação a isso. E por que mudaria? É sempre dessa forma, não é? Depois, quando a pessoa já não está por perto, as ações, os ensinamentos e exemplos são absorvidos e entendidos por nós.
Ultimamente tenho observado com mais atenção os meus mestres do agora, as pessoas que convivem comigo e dizem coisa para eu ouvir, aquilo que um eu em mim não quer saber ou não se deu conta ainda. Nesse momento eu digo: nossa, eu precisava ouvir isso. E às vezes, como hábito, repito mentalmente que a pessoa foi intuída ou inspirada a falar determinada coisa para mim. Até que pensei melhor e percebi: o mestre é ele mesmo! O mestre sempre está ao lado. Nós é que temos ideias fantasiosas a respeito dos mestres, como eles viveram, etc. Pelo pouco que sei, eles eram pessoas comuns, serem humanos como nós, alguns eram muito assertivos, que pareciam até duros e inflexíveis. Que nada, apenas um jeito humano de ser, mas com um tutano a mais, uma substância diferente, talvez de mais consciência do que é o estado ilusório, então não precisam construir a imagem de bonzinhos para serem aceitos.
E nós, será que atuamos esse mestre com outras pessoas ao nosso lado? Claro que sim! Quando dizemos aquilo que sentimos de verdade, quando somos verdadeiros conosco e com o outro, sem medo dos melindres, quando falamos olhando nos olhos, quando somos leais com o que sentimos, falamos, pensamos e fazemos. Quando estamos inteiros na vida, mesmo que adormecidos diante da realidade que nos rodeia. Inteiros do ponto de vista da vontade de ser melhor, fazer melhor, querer o bem do outro.
O mestre está ao lado. Os mestres estão o tempo todo ao nosso lado. Não o mestre invisível, aquele que já partiu há muito tempo, aquele que não vemos com nossos olhos físicos. O mestre é toda pessoa que passa por nós, nos faz sentir medo, nos causa raiva ou indignação, nos acusa, nos repreende, nos julga, nos critica, nos trata mal, nos despreza, nos abandona, nos agride, nos humilha. É também toda pessoa que nos acolhe, coloca no colo, nos apoia, nos ouve, nos aconselha, nos abraça, nos dá a mão. De uma forma ou de outra, os mestres são todos os seres humanos, nossos irmãos, nossos iguais, nossos pais, filhos, parentes, amigos e os mais distantes também. O mestre maior é o que é mais difícil de aceitá-lo como mestre. E este mestre deve estar bem ao seu lado agora, em sua vida. Percebeu?









VALÉRIA BASTOS - Terapeuta Holística - Constelação Familiar, Terapia de Vidas Passadas, Deep Memory Process (Processo de Memória Profunda), Resgate de Alma, Captação Psíquica, Facilitadora de Grupos, Xamanismo. (61) 99217.1295 SEPN 513 Bloco A Sala 112 - Ed. Bitar 1 - Asa Norte - Brasília/DF E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |