O MITO DE LILITH - PRIMEIRA PARTE



Autor Academia Mental
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/5/2008 10:23:42 AM
”Lilith nasce com Adão, feitos por Jeová-Deus de pó”. Mas o amor dos dois começa a ser perturbado quase imediatamente. Não havia paz entre eles porque quando eles se uniam na carne, evidentemente na posição mais natural - a mulher por baixo e o homem por cima Lilith mostrava impaciência. Assim perguntava Adão: ‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? ’Talvez aqui houvesse uma resposta feita de silêncio ou perplexidade por parte do companheiro. Mas Lilith insiste ‘Por que ser dominada por você? Contudo eu também fui feita do pó e por isso sou tua igual. ’Ela pede para inverter as posições sexuais para estabelecer uma paridade, uma harmonia que deve significar a igualdade entre os dois corpos e as duas almas. Malgrado este pedido, ainda úmido de calor súplice, Adão responde com uma recusa seca: Lilith é submetida a ele, ela deve estar simbolicamente sob ele, suportar o seu corpo. Portanto: existe uma ordem que não é lícito transgredir. Ela não aceita esta imposição e se rebela contra Adão. É a ruptura do equilíbrio. Qual é a regra do equilíbrio? ‘Está escrito: o homem é obrigado à reprodução, a mulher não. ’
Diante da recusa de Adão, Lilith pronuncia irritada, o nome de Deus e, acusando Adão se afasta.
Enquanto isto sucede, Adão é colhido por uma sensação angustiosa de abandono. É a hora em que o sol se põe e estão descendo as primeiras trevas da noite de Sábado. Lilith se afastou. O homem havia posto um não à sua mulher. E vêm as trevas.
Adão tem medo, sente que a escuridão o oprime. Sente que todas as coisas boas se estragaram.
Acorda, olha em torno, e não acha Lilith. Adão pensa que a companheira desobedecera mais uma vez seu mandamento. Dirige-se a Jeová-Deus, como filho que confia na experiência e na autoridade paterna: ‘Procurei em meu leito aquela que é o amor da minha alma; procurei e não encontrei’.
Agora há o desespero, o amargor por haver perdido Lilith. Pergunta ao Pai e o Pai quer saber a causa do litígio e compreende que a mulher desafiou o homem e, portanto o divino.
Lilith voou para longe, em direção às margens do Mar Vermelho, depois de haver profanado o nome de Deus Pai.
Jeová-Deus profere sua ordem: ‘O desejo da mulher é para o marido: volta para ele.
Lilith não responde com obediência, mas com recusa: ‘Eu não quero mais ter nada a ver com meu marido’. Jeová-Deus insiste: ‘Volta ao desejo, volta a desejar teu marido’.
Mas a natureza de Lilith mudou no momento em que blasfemou contra Deus, e não existe mais obediência.
Então Jeová-Deus manda em direção ao Mar Vermelho uma formação de Anjos. Eles alcançam Lilith: acham-na nas charnecas desertas do Mar Arábico, onde a tradição hebraica diz que as águas chamam, atraindo como imã, todos os demônios e espíritos malvados. Lilith se transforma: não é mais a companheira da Adão. É o demônio manifesto, está rodeada por todas as criaturas perversas saídas das trevas. Está num lugar maldito, onde se produzem espinhos e abrolhos.
Os anjos com a chama e a espada fulgurante gritam a Lilith a ordem de voltar para junto de Adão, pois, se não o fizer, será afogada. Mas Lilith, no fundo, esta amarga como a losna, afiada como a espada com corte duplo.
Então os anjos proclamam: ‘Se desobedeces será a morte para ti’.
As forças do céu se medem com as forças da terra e das trevas. Há de um lado, ameaça à autoridade celeste, e do outro, a flor venenosa do escárnio e da afronta.
A natureza de Lilith é astuta como a serpente. A sua sabedoria de demônio é grande, mas por isso grande também é o seu sofrimento. Somando conhecimento Lilith soma sofrimento.
Lilith se recusa a seguir os três anjos e lhes diz: ‘Se eu vir os vossos três nomes ou seus semblantes sobre um recém-nascido como um talismã, prometo poupa-lo’.
Os anjos, de certo modo, aceitam de bom grado a má sorte e aceitam pelo menos a concessão parcial de Lilith. Eles voltam ao Éden, mas Jeová-Deus havia decidido punir Lilith exterminando seus filhos.
Os pequenos demônios são mortos pela mão implacável de Jeová-Deus. A este cruento extermínio, verdadeira guerra entre o Criador e suas criaturas, se opõe uma vingança de Lilith: ela mesma enfurece seus próprios filhos, ou melhor, ajudada por um outro demônio feminino, segue por todo lugar estrangulando de noite as crianças pequenas nas casas, ou surpreende os homens no sono induzindo-os a mortais abraços.
Assim é apresentada na tradição hebraica a história de Lilith. Não há conclusão: Lilith permanece na própria liberdade, endemoniada, quem sabe rainha no palácio do Demônio, como seu espírito feminino. Do momento em que declara guerra ao Pai, e o Pai a sujeita ao papel, desencadeia a sua força destrutiva e desde aquele dia não há mais paz para o homem.
(texto adaptado de: Lilith. A lua negra).










Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |