Menu
Somos Todos UM - Home

O Orgulho

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Guilhermina Batista Cruz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/12/2005 9:57:03 PM


“O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, foi porque os grandes da terra imaginam que os títulos e as riquezas são recompensas dadas ao seu mérito e que sua essência é mais pura que a do pobre; eles crêem que lhes são devidos e, por isso, quando Deus lhos retira, acusam-no de injustiça. Oh! Irrisão e cegueira! Deus vos distingue pelos corpos? Orgulhosos! que éreis antes de serdes nobres e poderosos? Talvez estivésseis mais baixo que o último de vossos criados. Curvai, pois, vossas frontes altivas que Deus pode rebaixar no momento em que mais alto as elevardes. Todos os homens são iguais na balança divina e só as virtudes os distinguem aos olhos de Deus. Todos os espíritos são de uma mesma essência, e todos os corpos são modelados com igual massa. Vossos títulos e vossos nomes não vos mudam em nada; ficam no túmulo e não são eles que dão a felicidade prometida aos eleitos. A caridade e a humildade são seus títulos de nobreza.”
O Evangelho segundo o Espiritismo – capítulo VII – Item 11

Segundo o Evangelho de Jesus, o orgulho é a maior chaga da humanidade. Ele anda de mãos dadas com o egoísmo e com a vaidade. Esse trio conduz o homem à sua derrocada, afastando-o cada vez mais de tudo aquilo que nos aproxima de Deus.

Totalmente contrário à fé, à humildade e à caridade, o orgulho envenena nosso organismo, cegando-nos e tornando-nos espíritos endurecidos diante do amor, da solidariedade, da doçura e da afabilidade.

Para não sucumbirmos em nossa missão aqui na terra é melhor que aprendamos desde já a lição de nosso Mestre Maior: “Orai e vigiai sempre”.

Amar e praticar a caridade para com nosso próximo, fazer com nosso irmão de caminhada tudo aquilo que gostaríamos que se fizesse conosco, procurando exercer, primeiro em nós mesmos o maior de todos os mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo “, afastando e combatendo todos os pensamentos e atos contrários à Lei do Amor.

Estamos todos sujeitos ao erro, mesmo aquele que se julga o mais sábio e experiente, pois, até os que se julgam fortes de caráter têm seus momentos de fraqueza. Por isso Jesus tanto combateu o orgulho: para que ele não se instale soberano em nosso ser.

Procuremos erradicar atitudes negativas e que se mostrem inadequadas em nosso convívio diário, tais como:
- reagir com raiva, às críticas;
- ter dificuldade em reconhecer os próprios erros;
- não aceitar pedir perdão aos outros;
- culpar os outros pelos nossos fracassos;
- esperar que nos dirijam a palavra em primeiro lugar;
e tantas outras atitudes que desabonam nossa conduta em relação ao próximo.

Nos ensinamentos do Cristo está toda a verdade e sabedoria para que caminhemos mais retamente na estrada evolutiva, rumo à perfeição de nosso espírito e para nos livrarmos dos escolhos do caminho, onde o orgulho se insere como o maior deles.

Segundo nos diz Allan Kardec:
“É bem sabido que a maior parte das misérias da vida tem origem no egoísmo dos homens (...) Daí todos os antagonismos sociais, todas as lutas, todos os conflitos e todas as misérias, visto que cada um só trata de despojar o seu próximo.”
“É belo, sem dúvida, proclamar-se o reinado da fraternidade, mas, para que fazê-lo, se uma causa destrutiva existe? É edificar em terreno movediço.”
“(...) Para que os homens vivam na terra como irmãos, não basta que se lhes dêem lições de moral; importa destruir as causas de antagonismo, atacar a raiz do mal: o orgulho e o egoísmo.“
“Essa é a chaga sobre a qual deve concentrar-se toda a atenção dos que desejam seriamente o bem da humanidade.”
“A causa do orgulho está na crença em que o homem se firma: sua superioridade individual. Ainda aí se faz sentir a influência da concentração dos pensamentos sobre a vida corpórea. Naquele que nada vê adiante de si, atrás de si, nem acima de si, o sentimento da personalidade sobrepuja e o orgulho fica sem contrapeso.”
Obras Póstumas – O Egoísmo e o Orgulho

Então, meus queridos irmãos e companheiros de jornada, vamos fazer de acordo com os ensinamentos de Jesus e procuremos erradicar o orgulho de nosso ser, primando pela simplicidade e humildade e doando o melhor que pudermos de nós mesmos. Quando a caridade, o amor e a justiça regularem a conduta dos homens, a Terra será um planeta de paz, deixando de ser um mundo de provas e expiações, galgando assim o título de mundo de regeneração. Que a paz de Jesus seja uma constante em nossos corações.

Paz e luz a todos!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 28


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa