O outro e eu



Autor Renata Cibele Lima
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/4/2013 3:10:09 PM
Através do outro descobrimos o que não somos. O outro faz nos posicionarmos melhor diante de nós mesmos e da vida. Aprendemos a abrir nossas portas e janelas interiores.
Assim que temos coragem de sair da casca interior e olhamos o que existe lá fora “a realidade”, passamos a perceber pessoalmente o choque de dimensões “fora e dentro”, onde sou eu e onde é você. Verdades que jamais imaginávamos existir começam a se tornar claras. Dois mundos vividos e compartilhados “nós”. Que seja um momento de decisão para vivermos bem a partir do agora consciente.
E aí, encaramos que somos interpretes de todas as histórias vividas até hoje e de todas as estórias que, muitas vezes, precisamos contar para não sermos chamados de ridículos, por gente que não compreenderia certas reações nossas em muitos momentos do dia a dia.
Um “eu” imaginário pode ser sido vivido, mas não é fruto da vontade de mentir a si mesmo ou ao outro e, sim, uma falsa identificação quando tentam nos convencer a ser e viver o que não somos. Se não tomarmos cuidado acabamos acreditando e vivendo papéis sem perceber.
Podemos até nos atualizar por força da transformação vinda dos aprendizados ao longo da vida, mas não necessariamente acontecem da forma que queremos e acreditamos ser o melhor para nós, ainda mais vindo da influência do ambiente.
Quem sou eu afinal? Quem é você?
Cada um possui um código de acesso em sua intimidade com muitos dígitos que aos poucos são alterados para melhor conforto daquele que consegue ultrapassar suas próprias redes emocionais e aprende a tomar novas posturas diante das coisas.
Lugares emaranhados antes de serem limpos e clareados pelas experiências nos colocam em xeque com o ontem e o hoje mais amadurecido. E deciframos os nossos próprios enigmas. Ficamos mais práticos e atuantes.
A partir desse ponto acontece uma maior clareza no ato de viver e se colocar diante da vida, nos entregamos ao amadurecimento e aceitamos crescer. Adquirimos outro olhar.
Sim, a vida é um crescer constante e uma evolução. Este é o caminho de todos apesar de, muitas vezes, não acreditarmos ser possível devido a grande interferência e cobrança vinda por todos os lados. Tentamos nos identificar no meio de tudo e das pessoas que passam por nós, quer aceitamos ou não. A convivência pode até ser difícil, mas é exatamente procurando jeitos de viver bem com o outro que nos descobrimos. A vida passa a partir daí a se tornar mais fácil. E quem sabe aprendemos a tolerar as coisas, aceitar e até gostar, por que não, de amar quem nos parecia ser impossível.
Este é o momento de abrir os olhos, olhar e enxergar que a realidade pode ser diferente para cada pessoa. O gostar da vida e do outro é uma experiência individual. Tudo depende das experiências e do quanto se transformou a partir delas. O que se aprendeu e o que se conservou por ser mais compatível com a verdade da alma. A vida é oportunidade e escolha.
Somos e vivemos a realidade que acreditamos ou que fomos condicionados a acreditar. É preciso cuidar da gente. Só nós sabemos o que nos faz felizes.
Hoje, agora, é o momento de despertar a verdade que se encontra na pessoa maravilhosa que está diante de ti: você! Você é a melhor coisa que está acontecendo na sua vida. Ao se enxergar e se respeitar como um ser com particularidades próprias aprenderá a conviver com a diferença do outro. Cada um é cada um. Caminhos diferentes, mas que convergem para o encontro de realidades complementares entre nós.
Somos o todo para melhorarmos o mundo que vivemos. O trabalho é de todos.









Renata Cibele Lima é Escritora, Arte-Educadora, Artista Plástica, Pesquisadora e Consultora em Desenvolvimento Humano. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |