O PALADINO DA ERA DIGITAL
Atualizado dia 5/9/2006 11:13:38 AM em Autoconhecimentopor Fátima Rodrigues Graziottin
Entre suas explicações começa determinando a diferença entre bits e átomos. Para Negroponte a natureza física, constituída de átomos, passa a ser transmitida e “transformada” em outra natureza, a natureza digital (bits). “É o menor elemento atômico no DNA da informação” (https://www.abrade.com.br/vida.html). Como não é baseada em matéria física, a informação em bits pode ser transmitida cada vez mais em tempo e espaço menores, ultrapassando os limites da informática e estando cada vez mais presente na vida dos seres humanos.
Haverá uma interação maior entre os humanos de todos os lados do mundo, compartilhamento de idéias e isso de uma forma cada vez mais dinâmica. Assim como grandes computadores transformaram-se hoje em laptops e palmtops que podem ser carregados até em bolsos. Além disso, será cada vez maior a interatividade e o mundo digital irá se adaptar a quem o serve, sendo cada vez mais personalizado.
O conceito de multimídia também foi descrito por Negroponte. Ele defende a interação entre bits, a mistura entre bits de vídeo e bits de áudio. Entre esses e outros, mostra a importância dos computadores e meios digitais serem mais “inteligentes”. Para ele não somos nós que temos que nos adaptar e sim os meios a nós e a interface deverá ser “moldada” para cada usuário, facilitando sua manipulação.
Enfim, em suas teorias mostra como os meios digitais facilitam e vão dominar nossa próxima era, como o e-mail, que é muito mais barato e tem inúmeras vantagens em relação a um fax. A globalização fará com que não haja barreiras aos bits e, a partir daí, todo o estilo de vida humano passará por um processo enorme de transformação.
Fonte: Wikipédia
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 7
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |