Menu
Somos Todos UM - Home

O Planeta Vênus e Suas Particularidades

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcelo Cintra

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 09/11/2006 14:31:47


O conjunto do conhecimento astrológico foi fundamentado com os Astros conhecidos pelos antigos, chamados planetas pessoais, pois o Sol e a Lua, são, por muitas vezes também considerados "planetas". Os grandes estudiosos da humanidade foram capaz de sistematizar e buscar a compreensão do comportamento do homem em relação com o universo.

Apesar de só serem conhecidos os sete planetas, os antigos perceberam que cada qualidade retratava, em essência, o teor que compunha a vida de uma pessoa. Enfatizaram que a BELEZA é o verdadeiro centro da vida. Reservando as diferenças culturais, idiomáticas e de civilização, o que importa entender, é que a beleza, seja moral, espiritual, física ou em qualquer outro nível, desempenhou e ainda desempenha um importante papel no avanço da civilização.

O Planeta Vênus em sua característica mais abrangente, expressa a Beleza em sua natureza, provém da constante etérea ou elevada. Pode-se atribuir também a beleza da forma, da matéria, porém não é essa a principal expressão do Planeta, mas que, por vícios culturais ou pragmáticos possa ser abordado neste contexto. Vênus pode ser facilmente caracterizado como a força sublime da matéria em sua essência, o valor nobre e esplêndido, ou seja, o Amor.

No símbolo do planeta Vênus encontramos o círculo do espírito sobre a cruz da matéria, representando o elo de ligação entre o homem (no mundo) e sua capacidade de manifestar a perfeição (do espírito). O que o homem faz por meio do espírito, ou buscando a perfeição, a “beleza”, perdura para sempre.

Com o espírito sobre a matéria, lembrando da lei hermética de que, segundo o qual,”assim em cima quanto em baixo” revela a natureza sutil da perfeição. Quando o homem coloca a matéria acima do espírito, sua vida fica vazia. A beleza, o amor e a harmonia que Vênus representa, deve ser analisada de forma a unir essas duas partes, sendo que sua essência espiritual seja sempre acima de sua essência física, mas sem perder a ligação entre elas. Este seria o equilíbrio. Quando o homem coloca o espírito acima da matéria, sua vida se torna de difícil compreensão e os anseios de seu espírito são atormentados pelas contradições.

Na mitologia, Vênus significa a Deusa romana da fertilidade e da beleza, a equivalente da “Afrodite” a Deusa grega do Amor. É o segundo planeta mais próximo do Sol, é associado ao charme, senso estético, prazer, afeto, parceria, perfeição, harmonia, o feminino, bens, sensualidade e amor romântico. Vênus representa o que pode ser visto pelo coração. Está relacionado com o que desperta a satisfação, o prazer e como se dará o relacionamento entre as formas a que são atribuídos os VALORES.

Vênus representa ao homem moderno, um planeta com as mais fascinantes peculiaridades. Sua órbita pouco altera em seu movimento de translação, e, diferente de todos demais planetas. Sua rotação é feita no sentido horário criando ondas envolventes, onde são emanadas em força expansiva, diferentemente das energias de todos os demais planetas, que são concentradas em força centrípeta, ou seja, em direção ao seu centro. A rotação horária de Vênus representa o único caso do nosso sistema solar em que a consciência do planeta é transmitida com a energia voltada para fora! Ao receber então a consciência desse planeta, que é “Dar” em vez de “Esperar”, nos leva a um estado de consciência e desenvolvimento espiritual por meio da compreensão e da vivência da vibração do amor.

Vênus, entretanto, não tem pólos magnéticos norte e sul. Em vez de criar uma separação de energias, como os demais planetas, Vênus expressa uma noção de unidade, onde abranda as energias opostas, perfazendo apenas a unicidade, é isso que ele transmite como vibrações que sentimos aqui na Terra. Essa ausência de pólos magnéticos faz do planeta o grande unificador do sistema solar.

Em relação à sua rotação, também diferenciada dos demais planetas, seu sentido horário, interpreto que, seu propósito é sair de um centro para dar, irradiar e “partilhar com os outros”. Sua harmonia na ausência de pólos energéticos diferenciados é a unicidade, a força maior, o conceito do todo, o conceito do Amor e, sua órbita sendo também a mais constante do sistema solar, ou seja, sem excentricidades, emana uma vibração suave e constante.

Vênus tem também uma outra particularidade especial a que me interesso estudar e observar em um mapa astral. Por meio da observação de outro aspecto, o Yod, no mapa, conseguimos observar o próprio cerne do propósito de vida. Quando o homem faz o que ama e vive pelos princípios e sentimentos puros, todo o “resto de sua vida” parece se encaixar perfeitamente harmonizados, como uma forma inconsciente de resolver seus próprios anseios. Mas Yod será fruto de um outro artigo!

Um abraço e até breve!

Prof. Marcelo Cintra
(61) 8128-0950
[email protected]



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcelo Cintra   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa