O PRÍNCIPE SAPO - PEQUENA REFLEXÃO
Atualizado dia 4/23/2007 2:53:42 PM em Autoconhecimentopor Academia Mental
1. Quando perdemos algo devemos lamentar e chorar?
2. Como podemos enxergar além das aparências?
“Há muitos e muitos anos, um rei vivia feliz com sua linda filha num castelo perto de um bosque. A princesa gostava de brincar com sua bola de ouro, em volta de um poço. Num dia – plaft! – a bola caiu no poço e a princesa se pôs a chorar.
“Qual é o problema?”, uma voz esquisita perguntou.
A princesa olhou em torno, mas só viu um sapo. “Ora, é você!”, exclamou enjoada, porém logo mudou de tom. “Minha bola caiu no poço”, disse, fungando.
“O que você me dá, se eu for buscá-la?”
“O que você quiser... minhas roupas, minhas jóias... até minha coroa!”
“Não quero nada disso! Só vou buscar a bola se você prometer que vai ser minha amiga, vai me deixar comer em seu prato e dormir em sua cama.”
“Eu prometo! Prometo!”, ela exclamou, pensando: “Que bicho mais feio! Nunca devia sair do brejo onde vive coaxando...”.
O sapo mergulhou no poço e dali a pouco voltou, trazendo na boca o brinquedo precioso. Mais que depressa a jovem agarrou a bola e correu para o palácio. “Espere! Não consigo ser tão rápido!”, o sapo reclamou.
À noite, quando jantava com seu pai, a princesa ouviu uma batida na porta. Foi atender, mas não deixou ninguém entrar.
“Quem era, filhinha?”, o rei perguntou.
“Apenas um sapo nojento.”
“E o que ele queria?”
“Queria jantar com a gente.... Imagine...”.
“Como assim? Você o convidou?”
“Bem... sabe...”, a princesa explicou. “Ontem minha bola de ouro caiu no poço e ele foi buscá-la. Mas antes me fez prometer que eu seria sua amiga. Nunca pensei que tivesse a ousadia de vir aqui...”.
“Então, você precisa cumprir a promessa, minha filha!”
Muito contrariada, a princesa foi abrir a porta. O sapo entrou, todo contente, pediu que ela o colocasse à mesa e falou: “Ponha seu prato mais perto de mim”. Enquanto o hospede indesejado comia com apetite, sua anfitriã mal conseguiu engolir uma garfada.
“Estou exausto”, disse ele, depois de encher a barriga. “Vamos dormir?”
A princesa se pôs a chorar de raiva, mas o rei declarou: “Você aceitou a ajuda dele e agora não pode deixar de fazer o que prometeu...”.
Diante disso, ela pegou o sapo com a pontinha dos dedos, levou-o até seu quarto e o largou num canto. Mas, assim que se deitou, ele saltou para sua cama, anunciando: “Vou dormir aqui!”.
“Deixe-me em paz!”, a jovem berrou furiosa. E, num gesto violento, agarrou-o e jogou contra a parede. Nesse instante o sapo desapareceu e em seu lugar surgiu um lindo príncipe!
“Uma bruxa me transformou naquela asquerosa criatura”, ele explicou. “Mas sua promessa de amizade quebrou o encantamento! Agora vamos dormir e amanhã partiremos para meu reino.” Casaram-se e foram felizes para sempre.”
Questionamentos e reflexões:
1. Quando perdemos algo devemos lamentar e chorar?
Não, pois é a possibilidade de ocorrerem transformações em nossa vida.
2. Como podemos enxergar além das aparências?
Relacionando-nos mais verdadeiramente com as nossas motivações e as dos outros.
Comentários:
Esse conto nos mostra que nas relações as motivações e os objetivos sempre são diferentes. E o quanto é necessário, dentro dos relacionamentos, deixarmos claro nosso lado e o do outro, exatamente para que nós não precisemos fazer coisas que não queremos, com isso evitando os estados depressivos.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 23
Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |