O QUE CHAMAMOS DE DEFEITOS?
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Deborah Valente B. Douglas
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/23/2004 11:42:25 AM
Segundo o dicionário, o significado da palavra defeito é imperfeição, deficiência, desarranjo. Significa, então, algo que não é perfeito, algo que possui alguma deficiência.
Se basearmos esta definição em coisas concretas, concordo plenamente que uma peça de automóvel ou uma caneta possa estar com defeito. Porém se transpusermos essa palavra no campo da personalidade ou dos sentimentos, será que podemos considerar que alguém ou nós mesmos possuímos defeitos? Baseado em quê? Simplesmente no que achamos estar certo e errado? Baseado no que a maioria das pessoas pensam?
Tudo é relativo. O que parece o comportamento errado de uma pessoa, pode ser exatamente a força desta pessoa, isto é, a característica principal que a faz se mover, raciocinar e interagir com ela mesma e com os outros. O que é bom para uns, pode ser mal para outros e vice-versa. Não se pode julgar ninguém, nem à nós mesmos, pelo simples fato de alguém ser diferente da grande maioria. Um bom exemplo é no caso do que chamam de loucura. Ninguém sabe exatamente o que se passa na mente dos loucos. Concordo que existam casos patológicos, realmente se tratando de doenças, porém será que podemos generalizar? Quantos tiveram contatos com o mundo espiritual, descrevendo lugares e pessoas que a maioria não via, e foram levados à psiquiatras? Quantos dizem ouvir vozes e presenciarem fenômenos estranhos aos olhos dos “normais”, e por isso serem chamados de mentirosos ou loucos? Não podemos esquecer que todos aqueles que se afastaram do que era padrão em sua época, tiveram que pagar um preço alto com, no mínimo, difamações. Foi assim com São Francisco de Assis, Buda, Copérnico, Joanna D’arc, Galileu Galilei entre outros. Isso só para citar pessoas famosas, porém quantas pessoas comuns, como nós, não sofreu algum tipo de discriminação somente por pensar ou sonhar um sonho diferente dos demais? Ou até mesmo por saber fatos diferentes da grande massa?
Temos que ter cuidado ao julgar as atitudes das pessoas e, principalmente, cuidado com o que chamamos de nossos defeitos. É impossível agradar a todos, porém é possível agradar a nós mesmos. Podemos até nos afastar de pessoas que não combinam com nossa forma de pensar, mas não podemos nos afastar do nosso eu. Para encontrarmos um defeito em nós, sempre nos baseamos na opinião alheia. Porém temos que diferenciar aquilo que nos faz mal porque sentimos profundamente isso, daquilo que nos faz mal porque as outras pessoas acham isso. Não podemos esquecer que a vida espiritual afeta, e muito, o corpo e a mente. Quantos distúrbios corporais não são causados pela doença do espírito? Assim acontece com a nossa personalidade também. Atitudes que parecem estranhas, podem ser simplesmente a voz da alma falando mais alto, isto é, pondo para fora suas vivências anteriores, seus medos, suas alegrias, suas características básicas, o seu saber.
Todos nós temos as nossas perfeições e imperfeições. Temos que tentar melhorar sempre, porém que essa consciência de que tudo é relativo, sirva para compreender melhor as atitudes nossas e as alheias, sem julgamento discriminatório, mas sim com a intenção de aprimoramento da alma.
Acredito que sempre que haja auto conhecimento e sinceridade consigo mesmo e com o próximo, não haverá defeitos e sim, qualidades a serem aprimoradas.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Comecei no Stum em 2001. Escrevia artigos como forma de desabafo, mas vi que a qualidade não estava boa. Estudei bastante e me aperfeçoei na poesia. Hoje tenho dois livros editados, O UM e ATOS REVERSOS, sob o pseudônimo de Alma Collins. Escrever é a sublimação do pensamento posto no papel. Espero que gostem E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |