O que é ilusão?
Atualizado dia 6/30/2022 7:13:09 PM em Autoconhecimentopor Rodrigo Durante
O que atualmente chamamos de ilusão já é de conhecimento dos meios espiritualistas há milênios, dos iogues, hinduístas, budistas, dos filósofos, de Jesus e de outros Mestres e escolas iniciáticas. Desta sabedoria, podemos classificar a ilusão em três tipos: maia, fascinação e a ilusão propriamente dita.
Maia refere-se ao engano causado por forças físicas e instintivas, confundindo nossa percepção e clareza através das energias mais próximas do nosso corpo físico e etérico. Fascinação corresponde aos enganos do nível astral, onde residem as paixões e os impulsos emocionais descontrolados. Ilusão corresponde aos enganos pertencentes ao plano mental, quando criamos rótulos e realidades em nossa imaginação.
As três formas de ilusão operam juntas e a maioria de nós ainda vivemos subjugados a elas. São as ilusões que nos dizem o que temos que ser, ter ou fazer para sermos felizes, nos sentirmos seguros ou sermos amados, direcionando nossas buscas e atenção para o que está fora de nós. Em contrapartida, na vida iluminada estamos livres de qualquer necessidade ou pré-requisito para a nossa plenitude e realização.
Nestes três níveis, a realidade ilusória é criada e alimentada por crenças associadas a emoções, que por sua vez nos trazem sentimentos e sensações. É dessa maneira que cada um cria a sua realidade ilusória de acordo com sua bagagem ancestral, educação, traumas, medos, carências, desejos, programações e inclinações. Assim, quanto mais justificamos e acreditamos nas crenças e nas sensações físicas das emoções disparadas por reações, pensamentos ou por nossa imaginação, mais nos afastamos do Ser e nos aprofundamos na ilusão.
A chave para começarmos a nos libertar da ilusão e acessarmos a plenitude do Ser é encontrarmos em nós através da meditação o observador, o "Eu Sou", nosso ponto de pura consciência que antecede qualquer análise ou interpretação. A partir daí fica mais fácil distinguir o que é real do que é imaginário e ilusório, o que nós realmente somos do que inventamos, o criador da criatura e criação.
Basicamente, o acontecimento é real enquanto a interpretação dele pode ser ilusão. O momento presente é real enquanto o passado e futuro são imaginação. A aceitação é real enquanto o apego e a rejeição são reação. Enquanto o real apenas "É", por trás de toda ilusão existe uma explicação, um motivo, um desejo oculto de ser, fazer ou possuir algo que supostamente nos trará alguma satisfação, ou de se evitar algo que nos trará algum sofrimento. Para o Ser, tudo isso é ilusão.
O aprendizado espiritual no planeta Terra é encontrar a si mesmo dentro da ilusão, para então sair dela e ter uma experiência material plena e não condicionada, sem gerar karmas e em equilíbrio com tudo o que há. Assim, o caminho da iluminação é o da observação interior, da aceitação do momento presente, da libertação dos desejos, da devoção à Luz, da Compaixão, da Compreensão, da busca pela Verdade em si e da congruência entre pensamento, palavra e ação.
Em Paz,
Rodrigo Durante
https://www.instagram.com/rodrigoduranteoficial/
Compreender sobre a ilusão nos ajuda a percebermos quando estamos no verdadeiro caminho da felicidade ou apenas buscando satisfações passageiras, perpetuando no sofrimento.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 114
Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |