O Que Faz Quem Critica Aquele Que Critica?




Autor Linda Ostjen
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 23/03/2018 16:45:49
Se critico quem está criticando, perco força e causo conflito, já que estou fazendo com quem criticou o mesmo que, em primeiro lugar, critiquei nele: um julgamento. Uma crítica sempre está ligada a um medo e muitas vezes é uma expressão de profundo amor a alguém ou a uma ideia à qual somos leais e tememos abandonar.
A crítica, no fundo, é a expressão do nosso amor ao nosso berço, aos nossos, àqueles que nos ensinaram a pensar assim, ou àqueles a quem nos contrapomos um dia através de uma crítica ou uma ruptura dolorosa.
Visto dessa maneira, podemos olhar para o posicionamento das pessoas a partir de uma nova ótica: a da igualdade. Pois, para todos nós, quando se trata de defender o nosso ponto de vista - por mais que ele seja agraciado ou odiado por muitos - o faremos sem pestanejar, instintivamente, e movidos sempre pelo mesmo amor, sem perceber seu potencial destrutivo ou criativo. Esse amor é cego, pois ele vê apenas o próprio amor. Esse é um dos ensinamentos profundos de Bert Hellinger.
Se conseguimos olhar assim e dar um passo atrás antes de julgar, poderemos, de fato, dizer que estamos fazendo a nossa parte pela paz, porque aí teremos mudado algo em nossa postura. Caso contrário - e podemos perceber claramente o que está acontecendo nesse campo das ideias e nos confrontos que surgem através dele - estaremos apenas colocando mais lenha na fogueira, num perigoso ciclo de vítimas e agressores que se repete há muito, muito tempo. A pergunta é: estamos dispostos a olhar para uma solução, ou continuaremos nos guiando pela nossa antiga forma de relacionamento com a diferença?
Fiquemos atentos aos sinais.
Leo Costa - Instituto Alegria









Linda Ostjen, Advogada, licenciada em Letras pela PUC/RS, bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da PUCRS, especialização em Direito Civil pela UFRGS e Direito de Família e Sucessões pela Universidade Luterana (ULBRA/RS), Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana (ULBRA/RS). Juíza não togada na Comarca de Viamão. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |