O SACERDOTE
Atualizado dia 07/06/2007 12:29:28 em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
O Sacerdote, também designado como O Papa, O Pontífice, o Hierofante, O Grande Sacerdote, The Hierophant, Le Pape, Der Hoherpriester, Il Papa ou El Papa, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, um homem com vestes sacerdotais, uma mitra em sua cabeça, báculo sacerdotal na mão esquerda, sinal de bênçãos com a mão direita, duas pessoas de costas, colunas e templo.
Um homem adulto com vestes sacerdotais, símbolo da doutrina espiritual e dos dogmas sociais, está aparentemente ensinando dois discípulos que se encontram de costas e ajoelhados, símbolo da submissão, expressando falta de personalidade ou de conduta própria. O báculo do sacerdote, símbolo de autoridade espiritual e poder intituído, e suas mãos expressando bênçãos indicam pleno domínio sobre as pessoas e fatos envolvidos. É interessante notar que este arcano não se reporta à justiça Divina, aos movimentos cármicos ou ao mundo espiritual diretamente, mas à justiça idealizada e outorgada pelos homens e para os homens, às leis e dogmas sociais, à condição moral e religiosa para socializar o meio ambiente.
Este arcano sugere a necessidade de agir na legalidade, dentro da ordem e da moral instituída. Também possibilita a organização da vida caótica e a reclassificação de situações desordenadas. Simboliza os dogmas, virtudes, filosofias, religiosidade, legalidade, mas tudo sob o parâmetro social, do grupo ou da família, jamais sob a ótica pessoal. O principal sintoma do arcano 5 é o arcano 6, O Enamorado, que representa o contato com o plano social, as opções rotineiras, a propagação de uma vontade ou realidade, o encontro.
Em ambos os sintomas há um adiamento dos objetivos, pois tudo tem que ser aceito por todos. Como naquele famoso caso de nossos amigos ou parentes interferindo em nossos planos pessoais, dizendo-nos o que precisamos realizar para sermos felizes, quando, na realidade, nem eles tiveram capacidade de escolher sua própria felicidade. Não se discute, no arcano 5, sua condição de poder pessoal e realizações; ele os tem por uma condição natural, seja de direito Divino, seja do social, seja do pessoal. O problema encontra-se em sua inflexibilidade com novos valores, nas mudanças de hábitos e nas atitudes limitadas.
Podemos extrair uma reflexão: tudo na vida é pleno de possibilidades, realização e continuidade, mas o respeito ao próximo é imprescindível para a felicidade.
Taróloga
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 20
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |