Menu
Somos Todos UM - Home

O TAO-TE KING e os florais de Bach

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Lucya Vervloet

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 12/17/2009 12:29:47 PM


Pouco se sabe sobre o autor dessa coleção de aforismos da antiga e sábia China. O historiador chinês (Si-ma Tsién – 163-85 a.C.) diz que Lao-Tzu tinha como maior ambição esconder-se e permanecer anônimo. Realmente ele jamais deu importância fama e soube ocultar-se muito bem dos olhos do mundo, tanto em vida como depois da morte, nos é relatado.

Ao longo dos séculos de história tudo sofre transformações e não podemos ter certeza, nos tempos atuais de que alguma informação nos chegue ao original feita pelo autor. Como tudo sempre vem adulterado e como explica Richard Wilhelm somente as duas partes principais relativas ao sentido (TAO) e à vida (TE) parecem ser bem antigas, a julgar pelas palavras iniciais.

A maior preocupação de Lao-Tzu era em ordenar as coisas, o que o fatigou bastante tendo em vista a doença que sempre assolou a humanidade. Na época, aparentemente, nos conta Wilhelm, ainda se falava de amor, da justiça e da moral como ideais elevados, enquanto internamente a ganância e a sede de poder envenenavam tudo. Li (Lao-Tzu) percebeu então que nestas circunstâncias todo movimento com vistas a querer ordenar as coisas só poderia aumentar a desordem (isso me soa bem familiar!). Nas cinco mil palavras do Tao-te king o que ele nos deixou como legado foi o ensinamento de que o melhor seria, antes de tudo, deixar que o corpo enfermo pudesse relaxar, a fim de se refazer primeiramente pelas energias restauradoras da natureza.

Nos tempos modernos, Rousseau proclamou a mesma verdade com “volta à natureza”. E continuamente o corpo da humanidade vem solicitando mais e mais cura. Vários são os escritores, filósofos, médicos, terapeutas, xamãs, curadores, benzedeiras, reikianos, médiuns e operadores espirituais de todos os tempos que se empenham na ajuda ao restabelecimento de nossos corpos e almas fatigadas, doentes e confusas.

Podemos nos aprofundar nas premissas espirituais das quais partiram Paracelso, em tempos remotos, a Bach com sua terapia floral na atualidade, estudando e aplicando no dia a dia a lei da unidade e a lei da orientação interior (Eu Superior). Conhecendo as potencialidades da natureza humana elevada, a saúde como equilíbrio harmônico, as perturbações do equilíbrio e a má compreensão das leis espirituais como causa das doenças.

Os florais de Bach são conhecidos como catalisadores do crescimento – chaves da alma – para os momentos em que não conseguimos compreender as mensagens de nossa alma ou quando nos falta a força psíquica para traduzir essas mensagens e usá-las no cotidiano. Essa foi a melhor compreensão que tive sobre este poderoso instrumento de cura espiritual e física que encontrei nas palavras de Mechthild Scheffer.

Continua...

Lucya

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Lucya Vervloet   
Astrologia (básico na Regulus/SP) e autodidata. Participei de workshops de Runas, Tarot místico/terapêutico com Veet Pramad. Estudei Numerologia e quirologia. Iniciei-me na energia Reiki. Estudei 12 meses do Curso de Psicanálise/ES. Com uma visão universalista da vida dediquei-me ao aprendizado de idiomas e culturas estrangeiras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa