O tom da voz
Atualizado dia 25/08/2008 22:52:12 em Autoconhecimentopor Bernardino Nilton Nascimento
Se alguém recentemente passou pelo lado desagradável da vida, se teve inimizades, se procurou vingar-se ou, de qualquer forma, alimentou sentimentos de ódio, rancor, raiva, ingratidão e inveja, terá uma voz na qual se poderão notar os traços de sua vida, por mais que procure encobri-los.
Um tom de voz frequentemente aspirada, que mistura os tons e apenas vibra, exprimindo como que um desejo de confidenciar, é própria dos que têm o vício de cochichar. Não há uma pessoa, em cada mil, que esteja inteiramente livre desse vício, desses tons vibratórios e desafinados.
A voz pode ser desagradável na qualidade de sua estrutura, no método de seu emprego e no que trata de exprimir ou sugerir. Os tons musculares podem ser claros, puros e perfeitos, no que se refere ao som, apenas, porém faltam-lhes as expressões, que são vazias, e torna-os monótonos e cansados.
Forçar a voz é um erro. As vozes são sempre poderosas em vibrações e ricas em sons, porém, só os sons amorosos devem ser empregados com satisfação, saindo do coração.
Tom de voz muito alto e forte têm os que ameaçam e se exaltam, irritando-se facilmente. A voz média indica calma na mente e no coração. Num tom mais baixo do que a média normal, seu possuidor tem essas condições. Uma voz que fala baixo, indica força de caráter, firmeza na mente e no coração; num espírito dominador e expressada com calma, significa equilíbrio.
A voz cavernosa é uma verdadeira sonolência na vida. Não basta formar base alegre na mente, pois pode não soar bem ao ser expressa. É para se notar que as palavras são sempre vivificadas pelo sentimento que as sugere. Não é o que dizemos, mas o modo pelo qual falamos que mexe com as emoções dos outros. Uma frase desagradável, que escapa da boca, pode produzir um inimigo e, para evitá-lo, convém estudar o efeito que ela pode produzir.
Não se deve esquecer, todavia, que o temperamento se baseia em tudo o que é bom e belo na vida. A tolerância, a brandura, a suavidade podem produzi-lo, desde que se evite cuidadosamente tudo o que é áspero e desagradável. A voz que indica negligência indolente não tem desculpa, pois prova criminosa falta de atenção.
Já deu a devida atenção em ouvir sua própria voz? É curioso que ouvindo-a em todos os momentos, poucas pessoas dão a devida atenção. Dê atenção a ela e seu interesse despertará para melhorar o tom de sua voz. Uma boa voz pode ser adquirida, assim como se pode alcançar um desejo. Regular o tom de voz é tão importante como possuir um tesouro, pois nenhuma outra faculdade humana se iguala no poder de influenciar os outros.
O tom da voz é a expressão da educação, e se você se dedica a dar atenção e o tempo necessário, poderá adquirir um belo tom para sua voz.
A voz humana tem seu caráter, e é indício do que você é, pois pode fornecer informações sobre os verdadeiros sentimentos do momento. Ninguém que fale de modo incoerente pensa com clareza. As palavras claras e de entonação rica, as orações precisas e incisivas, só partem dos lábios daqueles que pensam com precisão e pronunciam com o tom e a voz do coração.
A voz humana é o instrumento mais delicado que Deus criou, e pode ser educada. Pode-se fazê-la expressar todas as espécie de emoções do fascinante e interminável rol das sensações humanas, desde a maior tristeza até o maior êxtase de alegria.
Ela não só nos mostra o que é o ser humano, sem que ele o queira, mas também o faz possuidor de um tom de voz suave, quando se dedica a cultivá-la e a dar-lhe maior beleza e expressão.
BNN
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 156
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |