O VALOR DA INTENÇÃO



Autor Eunice M. S. Pacheco
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/15/2006 11:32:04 AM
Atenção e intenção são intrinsicamente diferentes. Fomos criados para focar nossa vida na atenção. Por isso nossas habilidades e aptidões vêm da primeira, sendo a segunda relegada a planos inferiores. Como consequência o medo e a necessidade, por mais que os neguemos, cobram seu tributo. O ego, nesse estágio, afirma suas necessidades com grande força: dinheiro, segurança, sexo e poder fazem enormes exigências sobre todos na sociedade. No nível espiritual não há julgamento com base nesses elementos. Quando as pessoas sentem que devem seu sucesso a Deus, têm razão. Quando as más ações não são punidas e as boas ações são ignoradas, Deus sorri a ambas. Existe apenas uma realidade que é espiritual e nada existe fora da mente dEle. O que torna uma vida espiritual é a intenção.
Nada no exterior pode demonstrar claramente entre duas pessoas qual a que acredita em Deus. Tudo depende da intenção. Se uma pessoa usa palavras amáveis mas pretende tratá-lo mal, a intenção prevalece. Na vida espiritual a intenção inclui vontade e propósito, aspiração e visão superior. Se você voltar sua intenção em direção ao espírito, ele crescerá. Se você voltar sua intenção para a existência material, esta é que irá crescer. Escolha a semente e a jornada de sua alma se desenrola automaticamente.
O destino de todos nós é nos movermos em direção à alma e o combustível usado para isso é a intenção. Não permita que suas falsas intenções permaneçam camufladas. As falsas intenções assumem a forma de desejos culpados: quero que outra pessoa fracasse, quero me vingar, quero ver pessoas más serem punidas, quero me apossar de coisas e pessoas que não me pertencem. As falsas intenções utilizam sentimentos como o medo, raiva, ganância, desesperança e fraqueza. Utilize a atenção até descobrir a verdadeira intenção que se esconde por trás deles.
Tenha um alto nível de aspiração escolhendo ser um santo e capaz de realizar milagres. Por que não? As mesmas leis da natureza funcionam para todos. Peça mestria o mais rápido possível, se está em busca de desenvolvimento interior. Uma vez pedida, não se esforce para fazer milagres, mas também não os negue a si mesmo.
Veja a luz para fugir da ilusão do ego que mantém seu domínio nos fazendo sentir necessitados e impotentes. Dessa sensação de privação cresce a enorme vontade de adquirir tudo o que está à vista. Veja você escapar de todo esse pacote de ilusão se vendo na luz. Não existe diferença entre você e um santo; somente a luz de um é menor que a do outro, mas ambos pertencem à luz.
Estenda a luz a outras pessoas, pois nada é mais medíocre do que a necessidade de se sentir superior aos outros. Daí nasce o julgamento. E o julgamento separa as pessoas em boas e más. Todos vivem na mesma luz e estão sempre fazendo o melhor que podem de seu próprio nível de consciência.
Vigie e reforce suas intenções todo o tempo, pois vida diária é uma espécie de redemoinho caótico e o ego fica entrincheirado em suas necessidades. Use da disciplina para lembrar a si mesmo, a cada dia, o seu propósito espiritual. Mas não o faça em meio à correria; olhe atentamente para si mesmo e use o silêncio por alguns minutos por dia.
Utilize o dom universal do perdão disponível a todos. Perdoe a si mesmo por estar onde você está. Ser, honestamente, uma criatura movida pela ambição e assombrada pela culpa é mais espiritual do que fingir ser um santo. Cuidado com as armadilhas do ego. Lembre-se da definição de um mestre do discípulo perfeito: "Aquele que está sempre tropeçando, mas nunca cai".
Renuncie à necessidade de estar sempre certo ou errado. O paradoxo de ser espiritual é que você está sempre errado e sempre certo ao mesmo tempo. Vida é mudança; abandone crenças e padrões que não lhe servem mais, desloque a sua atenção mais para o agora. Deite o olhar ao sagrado, venere o divino, deixe cair as amarras da sociedade que nos ensina a sermos céticos em relação ao sagrado. Tenha a intenção de que ser santo é o seu futuro e de que as palavras de um sábio podem ser o fertilizante certo. Tenha a seu lado bons livro.
Permita que Deus assuma porque, depois de tudo dito e feito, ou o espírito tem o poder ou não tem. Decida que parte você tem que fazer e que parte Deus fará, pois somente você pode saber isso a seu respeito, mas deixe o espírito tentar um novo modo. Esteja disposto a experimentar. Planeje para que tudo funcione como deve funcionar e depois deixe que aconteça e fique atento às pistas que possam surgir para você. Deixe que as oportunidades e possibilidades aconteçam. Procure abrir mão de alguma coisa, qualquer coisa, diariamente.
Aceite o desconhecido pois não se pode substituir instantâneamente o falso do real, e a nossa parte que já conhecemos é a parte que se apaga rápido demais quando alcança o limite da ilusão no momento da morte. Você não é quem pensa ser. É muito melhor capturar este tempo e se tornar intemporal. Quando sentir um impluso novo, um pensamento enaltecedor, um insight que você nunca considerou antes, abrace o desconhecido. O desconhecido é o único a, realmente, se preocupar com o destino de sua alma. Deus reside no desconhecido e quando você puder abraçá-lo por completo, se tornará livre.
“Cheguem até a borda, ele disse.
Eles responderam: Temos medo!
Cheguem até a borda, ele repetiu.
Eles chegaram.
Ele os empurrou… e eles voaram.”
Paz. Namasté.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 11




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Eunice M. S. Pacheco Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |