Menu
Somos Todos UM - Home

O valor da presença

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Bernardino Nilton Nascimento

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/30/2009 8:25:52 PM


O valor da presença é a consciência do agora interagindo com o todo. A presença de espírito indica, por sua vez, o domínio de si mesmo. Toda espécie de triunfo tem por base o valor espiritual, mental e físico.

A covardia é a falta de domínio do espírito sobre o físico. Ela tem suas raízes na impaciência e no hábito de se estar sempre com receio de tudo, na carência de coragem, de força, de equilíbrio e de fé.

Mesmo com toda a tecnologia de hoje, nada vai substituir o valor da presença. Temos o telefone, vídeo conferência, internet, porém, nada substitui o contato físico, o olho no olho, ao vivo.

Você pode cultivar seu valor e até aumentá-lo, em todos os minutos do dia, apresentando-se a situações que não dispensam a presença. Você deve estar ciente de que cada ação sua, até a mais insignificante, tem sempre duas fases ou aspectos diferentes: a ação propriamente dita e a forma com que você se coloca em suas atitudes, por meio das quais você pode adquirir uma melhor qualidade de vida. A finalidade de se conhecer o valor da presença é o aprendizado que você obterá com o cultivo da reflexão sobre o seu modo de falar, de lidar com o próximo, de lidar com você mesmo, de trabalhar e até de brincar, enfim, de todas as suas atitudes fundamentais.

Quando estamos ansiosos ou impacientes por estarmos perto de uma entrevista, uma dívida a ser negociada, na defesa de alguma pessoa, na procura de justiça ou de qualquer outra coisa de que não temos a certeza da vitória, vem o medo da presença. Mas esse medo deve ser superado, pois a nossa ausência nos trará um transtorno muito grande, a ponto de nos prejudicar em casos de suma importância.

A presença tem o valor do olhar, da expressão, onde a verdade é mostrada com muito mais firmeza, porque você está alí de corpo e alma, encarando o momento presente, o agora, com todo o prazer que o Universo espera.

Todos nós temos sonhos e desejos, e na busca deles, num primeiro momento, muitas vezes fracassamos. No primeiro ou segundo tropeço parece termos sofrido uma grande perda, e, com isso, as incertezas se instalam na nossa mente, fazendo-nos, naquele momento, as pessoas mais infelizes do mundo. O que te fará deixar esta condição e recobrar a paciência também perdida, é converter rapidamente o sentimento de fracasso em esperança, força e motivação.

Quando jovem, fugi de uma situação onde a minha presença se fazia necessária, porém, por pura ignorância não estive presente e em pouco tempo estava em situação de desvantagem. O pior é que mais cedo ou mais tarde tinha que estar presente. Ou seja, a minha fuga não adiantou de nada. Em um outro momento, tive que ter força e encarar a situação de frente.

Certa vez, numa situação meio constrangedora, a minha presença se fazia necessária, mas o medo estava me tomando. Uma senhora, espírita, e de uma grande sabedoria, me orientou no que considerei ser uma simpatia: “Você vai ao encontro da tal pessoa e quando estiver diante dela, olhe bem em sua testa, entre os dois olhos e, antes de começar a conversa, firme seu olhar nesse ponto e expresse todo o seu carinho, rezando uma oração (na época rezei o Pai-Nosso mentalmente). Rapidamente, e, sem deixá-la perceber, deseje que a situação seja amigável e favorável para ambos”. Fiz tudo como ela tinha orientado, e foi muito melhor do que eu esperava. Daí pra frente verifiquei que o valor da presença e o valor do pensamento positivo podem mudar qualquer situação. Hoje, sempre que preciso recorro ao velho ensinamento. Só que, às vezes, troco a oração por um mantra ou por um simples olhar carinhoso, como se já tivesse uma grande intimidade com a pessoa. Confirmo que nunca falhou, e sempre saio das situações de forma bem mais favorável do que o esperado.

Essa prática educada de olhar com carinho, respeito e desejando que ambos saiam sem marcas, é que determina a persistência de um estado de espírito sujeito, cada vez mais, no dia a dia, a grandes ou pequenos embates.

O cultivo da coragem começa na reflexão no equilíbrio com que se deve executar. As reflexões, aliadas à coragem, não permitem a aproximação do medo e da impaciência. Se você não aprender a governar suas próprias forças, suas atitudes, muito mais difícil será possuir o domínio da presença em atos de grande importância para a realização dos seus sonhos.

BNN

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 157


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa