PAI DE SANTO
Atualizado dia 5/4/2007 11:27:33 PM em Autoconhecimentopor Jose Ferreira da Silva Filho
Bom, há vinte anos estou nesse Município e naquele tempo, realmente, pouco se ouvia falar dessas técnicas. Hoje, elas invadem as telas da TV e isso tem ajudado muito os terapeutas holísticos. Tampouco se ouvia falar de Do-In, Moxabustão, Digitopressura, Shiatsu e etc. Nessa época eu tinha medo de ser confundido com feiticeiro. Não tenho nada contra mas a época não propiciava comentários e quando eu fazia massagem em uma pessoa que chegava ruim da coluna e após uma série de alongamentos e com o estalamento de algumas vértebras eles saiam felizes, isso foi se tornando público e até de macumbeiro fui chamado.
Foram muitos os que chegavam trazendo velas, em formas de doações e quando chegavam perguntavam onde ficava o santuário. Eu ficava pasmo e ao mesmo tempo arredio, pois eu era recém chegado ao Interior, vindo da cidade grande; isso, por si só, já chamava a atenção. O fato de lutar uma coisa para eles estranha que era a arte marcial fui acostumando e tomando pé da situação. Aos poucos fui conscientizando as pessoas que o que eu fazia não tinha nada a ver com o que eles pensavam. Aqui no norte, os antigos nunca tiveram acesso a esse tipo de informações, o que os tornava leigos e achavam que eram palavrões quando eu citava palavras do tipo meridiano do pulmão ou outro meridiano qualquer.
Era difícil para eles aceitarem o termo terapia alternativa, então, quando explicava cientificamente sobre os resultados obtidos, em uma das minhas explicações falei sobre o sistema nervoso: "o sistema nervoso é a rede de comunicações eletroquímicas internas do corpo. Suas principais partes são o cérebro, a medula espinhal e os nervos. O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central, o centro de controle e coordenação do corpo. Bilhões de longos neurônios, a maioria agrupados em nervos, perfazem o sistema nervoso periférico, transmitindo impulsos nervosos entre o SNC e as demais regiões do corpo. Cada neurônio possui três partes: um corpo celular, ramos dendríticos que recebem os sinais químicos de outros neurônios, e um exônio em forma de tubo, que conduz estes sinais na forma de impulsos elétricos."
Hoje não precisamos mais de tantas explicações. As propagandas estão diariamente nas televisões com muitas novidades na área holística. Temos acesso a diversas informações que antes não tínhamos. Os antigos viviam mais porque se alimentavam com alimentos mais saudáveis; não existia tanto tóxico quanto hoje. Então, se compararmos o tempo de vida dos antigos até duas décadas atrás com o de hoje, saberemos nos calar.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conteúdo desenvolvido por: Jose Ferreira da Silva Filho Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |