Menu
Somos Todos UM - Home

Papai Noel: nosso super herói!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 08/12/2022 11:01:50


O inconsciente coletivo é o conjunto de necessidades/potencialidades reprimidas em todos os indivíduos que formam uma coletividade (grupo, classe, etc.). É no mundo da fantasia, dos sonhos, etc., que ele se manifesta mais constantemente. Os sonhos comuns em um grupo social ou na sociedade são geralmente inacessíveis, mas a fantasia não. As aventuras dos super-heróis expressam uma fantasia que é a expressão do inconsciente coletivo, ou seja, o desejo de poder.

Segundo Erich Fromm, a falta de liberdade na sociedade contemporânea cria o desejo de liberdade, de poder (não no sentido da dominação e sim da potência). Entretanto, este desejo é reprimido e não se manifesta na consciência coletiva, mas tão somente no inconsciente individual e coletivo. O desejo reprimido de liberdade, de ser livre e superar os limites impostos pela sociedade repressiva, encontra no mundo dos super-heróis uma de suas formas de manifestação mais espetaculares. Estes rompem com os limites impostos, combatem a injustiça, defendem os "fracos e oprimidos" - que são aqueles que continuam submetidos à opressão -, etc. Voar, por exemplo, é um símbolo de liberdade, de superação de limites, e muitos super heróis possuem esse poder.

Observado por esta ótica, o Papai Noel "encarna" o super-herói que não enfrenta malfeitores na defesa de fracos e oprimidos, mas o personagem que contempla as virtudes de um ser amoroso e generoso com as crianças de todas as camadas sociais. O seu carisma representado pelo "bom velhinho", possui a magia de aproximar e agregar pessoas desconhecidas e famílias em torno de um único objetivo: a solidariedade fundamentada no sentimento de amor ao próximo.

O espírito natalino, concentrado na figura do super-herói da generosidade, estimula-nos a alimentar esperanças de renovação (renascimento...) individual e de fé na humanidade, à medida que muitos de nós, como referiu-se Erich Fromm, reprime o "ser humano" que existe latente e que liberta-se temporariamente ao assumir o solidário espírito de Natal.

Na verdade, ao praticarmos a caridade no Natal, praticamos o bem. E ao praticarmos o bem nos identificamos com o super-herói Noel e a sua corrente de bondade e de generosidade que espalha a energia do amor por todos os cantos de um planeta castigado pelas diferenças sociais, étnicas e religiosas de seus habitantes.

Os super-heróis, portanto, são personagens fictícios, mas úteis, criados pela nossa imaginação. Imaginação que no fundo revela uma quase impotência em nos sentirmos na maior parte do ano vivido, verdadeiros seres humanos... como Papai Noel, ser que reúne todas as qualidades de caráter que gostaríamos de possuir...

No entanto, o espírito de Natal, representado pela imagem do nascimento do menino Jesus, está sempre a nos desafiar e a mostrar-nos que a paz, a bondade e a solidariedade são sentimentos latentes em nossas consciências e corações, mas que necessitam de despertamento para que possamos realmente assumir no cotidiano de nossas vidas, aquilo que temos como capacidade inata: os valores espirituais.

Os super-heróis são uma projeção do inconsciente individual e coletivo criado para satisfazer, inconscientemente, aquilo que gostaríamos de ser ou de ter sido. Por esse motivo, a figura do Papai Noel está sempre a nos desafiar como querendo nos dizer: "Não precisa ser herói, muito menos super. Basta ser humano e assumir as potencialidades inerentes que encontram-se reprimidas por uma sociedade que prioriza valores materialistas. "Um mundo mais feliz, unido e em paz é possível. Basta querer e cada um fazer a sua parte". Quando atingirmos esse ideal é porque a humanidade já madureceu o suficiente para não precisar mais de super-heróis... e Papai Noel sabe disso!


F irmeza interior
E sperança
L ucidez
I ntensidade
Z en

N aturalidade
A feto
T ranquilidade
A mor
L iberdade


Psicanalista Clínico e Interdimensional.
FlavioBastos
Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 50


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa