Menu
Somos Todos UM - Home

Parte da Obra A Alquimia Para o Triunfo e Sucesso

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor CRISTIAN GERMAIN

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/30/2010 8:58:07 PM


  ... a depressão se instala por diferentes motivos ou pela união de fatores que desequilibram, até o ponto onde não se consegue viver num nível satisfatório de compreensão de si ou daquilo que está acontecendo. Ela desorienta o sentido da vida, afeta a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, a libido e faz com que nada mais tenha cores, nada mais dê prazer; a falta de ânimo causa preguiça até de pensar. O recolhimento que ela causa acaba envolvendo sua vítima numa dor profunda que arrebata e se repete continuamente, agindo de forma sorrateira e cruel, levando à apatia. Quando isso acontece, todo o ser é tomado num sentimento de insatisfação com ele próprio e com tudo que se passa ao seu redor. O sentimento de abandono faz com que a pessoa se coloque num nível inferior diante dos outros, sempre com comparações levadas pelo dó de si, pela interpretação de si como sendo alguém solitário e esquecido pelos outros.

Os valores pessoais são abalados, a insatisfação pessoal causa uma profunda mágoa por coisas que já passou, por acontecimentos presentes e pelo medo do futuro. Este questionamento acontece sem que se leve em conta o que de fato está causando tanta dor, tanto desgosto. Geralmente o depressivo não detecta a raiz de seus problemas imaginários ou reais, que afetaram a ponto de causar a queda de seus valores, a perda da vontade de viver e de continuar fazendo.

Por aqui já podemos começar a perceber como é que ela se instala. Note que a depressão não é uma tristeza passageira daquelas que temos quando recebemos alguma má notícia ou lamentamos por um acontecimento desagradável. Ela toma parte da pessoa como se ela toda fosse aquilo que está sentindo. Seus valores pessoais em cada ação ou atitude vêm carregados de energia pesada que desequilibra e causa dor. Qualquer situação, por menos problemática que seja, acaba por tornar-se algo difícil de lidar.

O medo de se submeter a novos acontecimentos e decisões carrega o receio de que algo possa tornar sua vida ainda mais problemática. Então, dificilmente alguém depressivo aceita participar de alguma atividade, mesmo que seja uma tarefa de recreação. Sua auto-estima encontra-se tão baixa que não se sente com vontade de conversar com ninguém. Seu animo e alegria estão escondidos pelo seu estado alterado, e não se sentem bem para conversar ou compartilhar aquilo que lhes é de fato muito ruim. Este recolhimento e fuga acabam por elevar a insatisfação que têm de si e do mundo. Passam a ser um ser autônomo e apartado do mundo. Como não sentem alegria e satisfação para fazer qualquer coisa, vêem naqueles que continuam suas vidas pessoas mais fortes do que ela, pessoas mais queridas e resolvidas.

Essa sensação de fracasso e impotência só faz aumentar o sentimento de fraqueza. Nada mais agrada de forma que possa aliviar suas dores. Encontros passam a ser um pesado momento onde terão de suportar a presença de outras pessoas, que muito bem poderão tomá-la como sendo aquilo que estão sentindo ser. Note que este círculo venenoso transforma todos os momentos da vida em coisas negativas. Então, aquele que se encontra nestas condições, se não buscar ou encontrar por si só uma forma de sair aos poucos desta situação, acaba por se afundar até níveis perigosos. As síndromes de pânico aparecem quando isto tudo começa a somatizar, a refletir na saúde juntamente com o abalo psicológico.

O medo aumenta quando o organismo começa a dar sinais de enfraquecimento, com sudoreses, palpitações, formigamentos, tontura, hipertensão, taquicardia, sonolência excessiva, etc. Se a dor é grande e o dia a dia faz com que ela fique ainda maior, existirá a real possibilidade que chegue num patamar insuportável. Acordar será um despertar para uma nova jornada de tristeza, descontentamento, fracasso, choro, mágoa e tantos outros sentimentos que se misturam e se transformam numa sensação de que o mundo é a fonte de todas as suas angústias...


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor CRISTIAN GERMAIN   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa