Menu
Somos Todos UM - Home

Parte do Cap. IX Livro Alquimia Para o Triunfo e Sucesso

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor CRISTIAN GERMAIN

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/30/2010 8:46:33 PM


  Culpa



Muitas das tristezas e melancolias, insatisfações e angústias advêm do sentimento de culpa. A culpa prende ao passado e causa tristeza pelo sentimento de não ter sido como deveria ou poderia ser. A sensação que persiste é a de ter cometido de que não deveria ter agido daquela forma. É o conflito existente entre o que fomos e o que julgamos que deveria ter sido. Um erro, engano ou equívoco pode gerar o remorso da culpa.



Há muitas pessoas que carregam em si marcas de erros cometidos que sequer geraram conseqüências graves. A preocupação com o ocorrido persiste, e a dor de ter falhado fica represado no inconsciente. Isto ocorre principalmente quando alimentamos exagerada expectativa em relação a nós. A culpa pode se manifestar até mesmo num simples silêncio, parecido com a da depressão ou angústia. Algumas vezes carregamos traços de culpa tão misturados dentre outros sentimentos que mal os detectamos. Mas, apesar de não definido numa primeira análise, muitas vezes detectamos na expressão confusa de quem não sabe explicar o seu recolhimento e angústia, principalmente mediante algumas situações em particular.



A dor persiste porque somos cobrados por nossa Consciência em todas as situações. Quando existe um caráter formado por fortes regras e imposições, e a pessoa é demasiadamente rigorosa consigo e com os demais, qualquer falha, real ou imaginada, poderá desencadear a culpa por não estar fazendo determinada coisa que julga ter de fazer. Então, a insatisfação consigo causa a tristeza da dívida, do não fazer, do não poder fazer, da impotência perante certas situações; do querer fazer mas não poder.



Trata-se de uma excessiva cobrança de nós quanto às atitudes que temos de tomar com relação a tudo. Quando alguém é criado em regimes extremamente rigorosos, seu senso de responsabilidade é desenvolvido através das excessivas cobranças e máximo rigor na forma de agir. Quando pessoas criadas assim se vêem em situações onde nada podem fazer - julgando ter de fazer - carregam-se de altas doses de cobrança em si. Mesmo naquelas situações onde nada poderiam fazer, devido aos muitos motivos possíveis, se atormentam com culpa causada pelo não cumprimento de seus "deveres".



Observe como estes sentimentos sorrateiros permeiam milhares de mentes e as atormentam no dia a dia. Mães que se sentem na obrigação de ajudar os filhos mesmo naqueles problemas sem muita importância; cônjuges que se oprimem no desconforto de se ver numa situação difícil e nada poderem fazer; filhos com pais acometidos de doenças ou outra dificuldade qualquer, pouco podendo fazer naquele momento, etc. É necessário que identifiquemos...


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor CRISTIAN GERMAIN   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa