Parte do Cap. XIII Livro Alquimia Para o Triunfo e Sucesso



Autor CRISTIAN GERMAIN
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/30/2010 8:49:12 PM
Egoísmo
Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Egoísta é aquele que sempre tentará fazer com que os fatos e as pessoas girem em torno de si, independente de quem venha a magoar. Um dos maiores entraves ao bom convívio social é o egoísmo.
Somente definindo donde nasce o egoísmo é que poderemos compreender melhor cada uma das vezes em que alguém - ou nós mesmos - agimos movidos por ele. Assim, compreendendo melhor, poderemos identificar, conviver e auxiliar a excluir este destruidor da paz e convívio saudável; essa que é a maior chaga da sociedade. O egoísmo cresce na mesma proporção das populações, pois advém do próprio instinto humano. É o resultado de um forte desejo de possuir para aparecer, para se firmar, para esconder fraquezas; o que gera o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, a avareza, a desconfiança, o ciúme, etc.
Ciúme este que envenena o egoísta, perturbando todas as suas relações sociais, o que provoca as dissensões, aniquila a confiança, o que o obriga a se manter constantemente na defensiva, fazendo mesmo dos amigos, inimigos; o que contribui, também, para sua infelicidade e insegurança. Conviver com alguém que tenha todos os seus objetivos voltados para si mesmo é algo bem doloroso. O egoísmo cega aquele que o possui, pois ele se confunde meio a sua personalidade, fazendo com que para ele tudo pareça muito normal.
O egoísta sofre e faz sofrer com as suas próprias ações, sem saber identificar a origem de suas dores, nem mensurar a dor que causa; mas, geralmente, coloca a culpa deste sofrimento nas pessoas que com ele convive, que não compreendem suas intenções que, para ele, são as melhores possíveis. Para ele, só a conquista de uma posição altíssima - que nem ele sabe dimensionar - o fará cessar.
Como a vontade de possuir afoga a razão, seguirão buscando sempre mais daquilo que invejarem no outro. Seguem pela vida até que suas forças físicas derem conta de mantê-lo correndo atrás de conseguir uma forma de apagar a marca de pequeno, comum ou pobre.
De onde nasce o egoísmo?
O egoísmo deriva das forças que impelem ao desenvolvimento pessoal. Uma pessoa só será movida de onde está para outro lugar, a partir de que se veja comparada ou se compare a alguém de mais prestígio, que recebe mais elogios, mais aprovação e admiração dos outros.
Então, sempre que alguém se sentir menos, num nível onde gostaria de receber a mesma atenção e amor despendidos a algum outro, prontamente dará início a uma corrida para conquistar sua posição e receber os louros da vitória, que é o que afagará seu Ego e satisfará suas carências. É assim que as pessoas são como que forçadas a buscar o que as coloque num bom nível de realização, que reforce seus valores pessoais. Ou seja, o choque provocado fará com a pessoa busque alcançar um lugar de destaque onde seja prestigiada.
Deste ponto, dois caminhos podem ser trilhados...









Conteúdo desenvolvido pelo Autor CRISTIAN GERMAIN Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |