Percebendo nossas facetas




Autor Rodrigo Durante
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 19/06/2020 07:58:24
O ego/personalidade, apesar de se comportar como algo uno, inteiro, constitui-se de inúmeras facetas que chamo de "aspectos". Ao longo de nossa existência, construímos cada um dos aspectos que utilizamos hoje para nos relacionarmos e vivermos dentro de nossa realidade coletiva e pessoal. Cada aspecto tem uma função, buscando de alguma maneira serem úteis para a realização de nossos objetivos.
Um aspecto comporta-se como um ser, ele sente, pensa e age à sua maneira. Considerando a diversidade dos aspectos que encontramos em cada um de nós, poderíamos considerar que todos temos personalidades múltiplas. Porém, ainda que tenha personalidade própria e características únicas, um aspecto não é completo como o ego, pois ele origina-se de uma crença associada a uma emoção apenas, mas que foi muito alimentada e validada com justificativas e referenciais externos.
Assim, trazemos conosco aspectos que lidam com diversas situações. Um que aflora para resolver as mais complicadas dificuldades. Outro que sofre com os males do mundo. Um que aflora quando entra em um relacionamento e outro para quando for a hora de terminar. Outro que lida com o dinheiro e assim por diante. Assim, parece que somos um só mas temos inúmeras facetas, cada uma com sua maneira de sentir, pensar e agir em cada situação.
Em todos os assuntos da nossa vida, temos experiências passadas, emoções guardadas e muitos pontos de vista a respeito. Quando emitimos uma opinião, ou seja, em cada pensamento carregado de emoção que insistimos em tornar uma verdade para termos razão, reforçamos a crença de que somos este ego/personalidade e alimentamos os aspectos que nos constituem, ao ponto que até nosso corpo físico reage e funciona a partir da realidade de cada um destes aspectos. É assim que ficamos bravos, tristes, com medo, carentes, depressivos, pobres, doentes e passamos a vida buscando nossa realização no extremo oposto desta zona emocional. Vivendo assim, porém, mesmo quando felizes ainda estaremos permitindo que o sofrimento faça parte das nossas vidas. Mesmo quando acreditamos que tudo está indo bem, vendo o mundo através dos nossos pensamentos e emoções não estamos nos dando espaço o suficiente para nos conhecermos como verdadeiramente somos, despidos dos nossos aspectos construídos em cima da nossa imaginação.
A crença de que somos este personagem puramente mental e emocional e nossa identificação com ele são tão profundas que não somos nem capazes de imaginar como é viver sem nossa tagarelice mental, sem rotular tudo e todos, sem nossas reações emocionais, sem constantemente querer algo e sem precisar controlar tudo na nossa vida para estarmos bem. Apenas de cogitar esta possibilidade, nossos aspectos mais controladores já reagem e se perguntam: "mas como"?
Felizmente existe vida após o ego e transcender este modo de funcionamento é o próximo passo mais natural no caminho do amadurecimento da nossa consciência e libertação. Logo ali, além dos nossos pensamentos com suas respostas emocionais, residem em nós as Virtudes Divinas da Paz interior, do Amor, da Alegria, da Segurança e da Plenitude do ser. Isto não é algo que nossos aspectos irão produzir ou conquistar, mas algo que já é parte de quem somos, estando apenas encobertos pelas tão evidentes sensações físicas e emocionais que sentimos.
Enquanto identificados com o aspecto, pensando e ragindo através dele, dificilmente o perceberemos. Mas uma vez que percebemos algum padrão de mentalidade e comportamento ou nos pegamos imersos em pensamentos e opiniões, podemos trazer nossa atenção de volta ao coração e parar de alimentar nossos aspectos, permitindo que eles se dissolvam. Sem a necessidade da existência deles para vivemos e nos relacionarmos, aos poucos nossa consciência volta ao seu local e condição original.
Despertar é expandir nossa consciência além das limitações sensoriais de nossos aspectos e das estórias que nos inserimos, compreendendo e vivendo então a partir da realidade do ser.
Em Paz,
Rodrigo Durante.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rodrigo Durante Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |