Menu
Somos Todos UM - Home

PERDAS: será que temos o direito de chorar?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Rita Maria Brudniewski Granato

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 19/09/2007 11:20:24


Durante nossa vida somos atingidos pelo rio de perdas que se espalha por todo o canto, atingindo – nos, nos dando todo o direito de chorar . Temos esse direito, frente a perdas, de dinheiro, saúde, emprego, amor, juventude, beleza... perda da alienação quando se aproxima da morte, nossa ou de alguém querido, pois desconstruímos algo que nos parecia sólido.
Na vida nos recusamos a aceitar que podemos perder. Mas há uma alternância constante de ganhos e perdas que forma parte de nossa humanidade ameaçada.
Perder dói, não há como não sofrer. Essa dor e o luto são muito importantes de serem vividos. É tolice dizer: “Não sofra, não chore.”
Para enfrentar a dor, precisamos principalmente, de recursos internos. O apoio dos outros é bom, mas é passageiro e relativo. A força decisiva deverá vir de nós mesmos, para que essa dor não nos paralise demasiado por muito tempo.
Quais seriam estes recursos internos? O espaço da ética, dos afetos, da humildade e da coragem, da visão de nossa transcendência.
Devemos poder aceitar perder, aceitar nossa dor, nosso luto, sem brigar com esses sentimentos, ao invés de nosso orgulho, de que temos que ser fortes.
“Ontem uma paciente frente a uma situação de perda, perguntou-me:” Será que posso chorar na frente de minhas filhas? “
Como vemos isso com preconceito, com orgulho, com medo de sermos taxados de fracos. Como se aquilo só acontecesse com a gente e com mais ninguém. Chorar na frente das filhas vai poder ensinar a essas crianças que elas poderão chorar frente aos sofrimento da perda e que isso não é fraqueza e sim apenas uma passagem na vida e que faz parte dela.
Quer nos agrade ou não, as perdas fazem parte de nossas vidas. Esses acontecimentos funestos podem ser uma força interior, pois através de experiências difíceis, a vida às vezes ganha maior significado. Creio que o sofrimento nos prepara para enfrentar problemas com mais firmeza, podendo ser uma boa lição de vida.
Pois bem, então temos todo o direito de chorar frente a nossas perdas, sem preconceitos, sem orgulho, mas sim conquistando a paz de espírito, por sabermos que podemos transcender e aceitar nossas perdas.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rita Maria Brudniewski Granato   
Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa