Menu

Perdoar ou carregar pedras no bolso?

Atualizado dia 11/12/2012 10:52:17 AM em Autoconhecimento
por Carmem Calmon Lacerda


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas pessoas afirmam que já perdoaram um desafeto.
Sinto que, na verdade, a maioria das pessoas fala em perdão como se fosse um caso de amnésia. Perdoem-me o tom jocoso, mas fato é que a grande parte das pessoas de "bom coração" realmente acredita que "deixar pra lá...", tocar a vida, é o que se deve fazer ao perdoar.
Creio que hoje tenho mesmo um olhar mais crítico, porém também mais humano, e percebo que o fashion termo "FLUIR..." que eu mesma tanto uso, nada tem a ver com uma atitude de pouco caso ou um pretenso esquecimento de fatos que um dia nos magoaram. Na verdade, vejo pessoas que "perdoam" se afastarem de quem as feriu e evitarem a todo custo qualquer contado, mesmo sendo alguém que muito tenha acrescentado à suas vidas.
Os ditos espiritualizados, de várias vertentes religiosas, perdoam entregando o caso a Deus e apostando na justiça Divina - outro nome para vingança? Outros aguardam que o Tempo, ah o tempo, um dia mostre a verdade e coloque as coisas em seu devido lugar.
Qualquer das opções acima nos leva a um fator "milagre" e não ação, não perdão. Perdoar, assim como Amar e todas as grandes emoções que envolvem e são envolvidas em uma relação, tem que ter conexão com seu lado mais Divino mesmo, e isso não é religião, isso é assumir que se temos um lado muito humano que se aborrece, magoa e sofre, temos também um lado mais misterioso e para mim, místico, que olha tudo com olhos mais meigos e bondosos e é capaz de perdoar, sim.
Pessoas que desenvolvem ou já nascem "prontas" na arte de ser feliz, são geralmente portadoras do real espírito do perdão. Aceitam que gente erra e que gente acerta e ao serem agredidas ou feridas ou injustiçadas, por mais grave que seja, conseguem olhar os fatos, mesmo sofrendo, com olhos bondosos e imaginando que poderia ser o inverso.
Sim, aqui talvez esteja a chave do real perdão, ou do desenvolvimento desta habilidade mais necessária a nós do que ao outro. Perdoamos por nós, para nossa paz interior, para nossa evolução pessoal e não para o outro fica "na boa"! Estas pessoas, ainda incompreendidas, não raro são acusadas de falsas e pretensas "santinhas", "boazinhas", etc. Na verdade algumas parecem frias e não sensíveis e prontas a perdoar, creio serem casos isolados a serem vistos com cautela e compreensão. Dentro de meu atual ser em busca de mais evolução espiritual, percebo e sinto que são seres com Espíritos mais antigos e elevados em seu grau de consciência e discernimento.
Estudamos, lemos e ouvimos em cada encontro de objetivo espiritual/desenvolvimento, que o ato de perdoar faz bem principalmente para nós mesmos. Realmente levar estes sentimentos de mágoa e vontade de retorno ao outro, a tal vingança, é apenas uma maneira de carregar pedras no bolso que vão se acumulando e tornando nosso caminhar mais lento e improdutivo, cansado...
Costumo dizer à minha filha que se não conseguimos por motivos diversos: feridas recentes, falta de capacidade interior, ou mesmo raiva e a tal "falta de saco", perdoar um mal que nos fazem, devemos trabalhar a ACEITAÇÃO e esperar que um dia o real perdão virá! Aceitar não é dar passe-livre ao outro de continuar com abusos, mas entender que por ser gente, erra. Simples assim. Se preciso se afaste, se recorrente, se afaste, realmente acho que devemos nos poupar para ter sanidade e tranqüilidade para distribuir nosso Amor a quem dele carece e bem uso faz. Mas não devemos por isso nos apegar ao erro do outro, simplesmente porque é DO OUTRO e não nosso!
Alguns acham que o REAL PERDÃO é falácia! Que apenas Jesus e outros seres "iluminados" pode perdoar, assim voltamos ao perdoar=entregar em mãos divinas... Ou seja: não perdoar nada, simplesmente se afastar e deixar de lado. Seriam estes indivíduos em um grau consciencial espiritual menos elevado? Creio que sim, mas sempre é tempo de buscar o crescimento: profissional, pessoal, familiar e espiritual. Afinal, o simples fato de admitir a existência de um ser Supremo já os faz indivíduos prontos a perdoar, a maioria já entende que o maior beneficiado é ele mesmo, aqui está o grande passo.
As Leis Divinas da atração já não são mais mistérios que rendem milhões aos bolsos de quem escreve obras a respeito, já foi difundido que devemos plantar e cuidar para colher. E assim NÓS nos tornamos responsáveis pela nossa colheita, não havendo mais espaço para queixumes do destino...
Sinto que estamos caminhando e evoluindo, falta um belo pedaço ainda, mas o caminhar move e o movimento libera e nos faz progredir... Só se engana quem insiste em "bater pé" no fato de que: - fulano "merece" sofrer pelo que me fez, não é digno de meu perdão, há de se entender com Deus,... e outras besteiras mais absurdas como : o inferno o aguarda. AFF, percebam ao vastidão da negatividade a si mesmo que tais pensamentos nos trazem...
O que resta de certo é que neste terreno muitas palavras são ineficientes para expressar a real e urgente necessidade de um mundo/pessoas, mais compassivo e pronto a aceitar que somos falhos, mas somos também capazes.
Nós que de alguma forma pessoal estamos ligados ao lado espiritual da vida, que sabemos que nada acontece sem permissão Divina, podemos lançar mão de várias ferramentas, inclusive o tão difundido, mesmo por mim, Hopono´pono.
Estamos entrando na onda natalina...deixemos críticas consumistas e comerciais de lado e tentemos este ano vivenciar este espírito alegre que toma conta de todos, por motivos diversos, não nos liguemos ao que motiva cada um, mas o que nos motiva, vivamos nossa realidade.
E que seja BELA, PRÓSPERA E INCLUSIVA, que abrace nossos amados de forma generalizada, não excluindo ninguém, mas incluindo outros que não pensávamos capazes de ser parte de nossa vida. Vamos fazer diferente, vamos sabotar esse negativismo em relação ao nosso ego ferido e quem sabe aproveitar a ocasião para... PERDOAR!
Gente amada, só sei que nada sei, e dentro deste des-saber, sei que o Amor é a solução!

Com Amor

KRIKA


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carmem Calmon Lacerda   
Trabalho e estudo Aromaterapia, Florais de Bach e Califórnia, Terapia do Barro (GEOTERAPIA) e Shiatsu Emocional. Sou Reflexoterapeuta e Fitoterapeuta. Muito confiante e feliz com o meu trabalho, faço com estudo e amor.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa