Menu
Somos Todos UM - Home

PNL E SAÚDE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor João Anatalino Rodrigues

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/6/2014 6:04:58 PM


PNL E SAUDE
Livro: PNL E SAÚDE: RECURSOS DE PNL PARA UMA VIDA SAUDÁVEL; IAN MC DERMOTT E JOSEPH O!CONNOR. SUMMUS EDITORIAL, RIO DE JANEIRO, 2º ED. 2009
_____________________________________________________________________________
Não é o corpo, ou a mente que fica doente, mas sim a pessoa que está dentro dele, ou dela. Quando se fala em saúde, não há como separar uma coisa da outra. Todo médico bem formado (bem formado aqui quer dizer honesto e não bem informado), sabe que é impossível curar um paciente que não quer ser curado. E há muitos pacientes assim. Eles não procuram um médico para obter uma cura para suas doenças, mas sim para tentar uma solução para suas vidas.
Todos nós conhecemos pessoas assim. Não saem do Pronto Socorro ou dos ambulatórios médicos. Todos os dias aparecem lá com um sintoma diferente. Fazem exames e mais exames. Nenhuma anomalia é constatada, mas eles continuam se sentindo mal. O que buscam, na verdade, é carinho de enfermeira e palavra amiga do médico, coisa que eles certamente não encontram em suas vidas particulares.
Nesses casos, muitos médicos costumam receitar placebos para esses clientes.
Não há nada de erraco nisso. Afinal, que remédio também não é um placebo? O que realmente funciona na cura de uma moléstia? É a droga receitada ou a atitude do paciente? Um médico honesto teria dificuldade de responder.
Existe uma diferença conceitual muito importante entre doença e moléstia. Moléstia pode ser caracterizada como uma experiência subjetiva desagradável, ao passo que doença é um processo patológico demonstrável. Isso quer dizer que uma moléstia não precisa ter, obrigatoriamente, uma causa patológica para sua existência. Já a doença tem causas patológicas que podem ser detectadas num exame laboratorial ou de imagem, e por isso mesmo, são visíveis.
Destarte, também diferentes devem ser os tratamentos, quer falemos de moléstias ou de doenças. Há duas formas de medicina que se aplicam nesses casos, que podem ser utilizada concomitantemente pelos médicos. Uma é a que chamamos de Medicina material. Esse tipo de medicina se aplica nas emergências médicas, que são as cirurgias, as fraturas, os ferimentos, as infecções bacterianas, etc. A outra é aquela que poderíamos chamar de medicina mental, aplicável às moléstias de fundo somático, tais como as alergias, a hipertensão, artrite, asma, alguns tipos de câncer, osteoporose, infecções viróticas, distúrbios nutricionais, estresse, diabetes, etc.
Tanto na moléstia como na doença os sintomas, às vezes são os mesmos. A pessoa simplesmente se sente mal. E esse mal estar, não raras vezes, reflete no próprio corpo deixando sinais que são bem visíveis. Alergias tem sintomas bastante observáveis; asma, artrite, osteoporose, infecções virais, não são apenas “coisas da cabeça” de alguém, mas sim, provocam danos no organismo que ficam bem à mostra. Mas esses danos são consequência e não causa da doença.
Na origem das chamadas moléstias está sempre um comportamento do indivíduo. Comportamento alimentar, hábito de vida desregrado, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, posturas físicas inadequadas, etc. A PNL define saúde como sendo a capacidade e a energia para fazer e gostar daquilo que se está fazendo. Quer dizer: saúde é um estado físico e mental de perfeito equilíbrio do ser. Não é ausência de doença, ou seja, um corpo em perfeitas condições físicas, mas sem a devida correspondência mental. Isso pode ocorrer, e normalmente ocorre, quando percorremos todos os laboratórios e não encontramos a causa do nosso mal: é porque estamos molestados, não doentes.
Moléstias geralmente são mais difíceis de serem curadas do que doenças. Hospitais são lugares apropriados para tratarmos de doenças, não de moléstias. Curiosamente, o Estado gasta muito mais recursos tratando de moléstias nos hospitais e nos ambulatórios do que com as verdadeiras doenças. Por isso há filas de um ano e mais. E assim, os leitos dos hospitais acabam sendo ocupados, na sua maioria, por pessoas com moléstias, que muitas vezes são internadas apenas porque o médico não conseguiu diagnosticar com precisão a sua doença.
Fazer um hospital é obra que dá muita visibilidade ao administrador público. E hospitais são necessários, sem dúvida. Mas nós acreditamos que o governo teria melhor resultados em saúde pública se tratasse doença como doença e moléstia como moléstia. Quais são os métodos de avaliação da saúde geral da população, por exemplo? São os índices de mortalidade infantil (quer dizer, se a pessoa que nasce sobrevive), os índices gerais de saúde (que podem ser medidos pela perda de dias de trabalho e pelo número de consultas médicas) e o quanto se vive ( que pode ser medido pelo tempo médio de vida). Ora, todos esses parâmetros serão alcançados com muito mais suficiência pela melhoria do saneamento básico, pela qualidade de vida alcançada pela população, pela higiene, pela qualidade da alimentação, etc,(medicina preventiva, vigilância sanitária) do que pela aplicação da medicina corretiva.
Essa é a visão da PNL a respeito do assunto saúde. Voltaremos a esse tema brevemente para mostrar como a Programação Neurolinguística pode ajudar a curar e prevenir a ocorrência de moléstias.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor João Anatalino Rodrigues   
Master Practtioner de Programação Neurolinguística, ministra palestras e treinamentos na área. Autor de dois livros sobre o assunto: "A PROCURA DA MELHOR RESPOSTA" ED. BIBLIOTECA 24X7 E PNL PARA VIDA DIÁRIA- O PODER DOS ARQUÉTIPOS.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa