Menu
Somos Todos UM - Home

PNL para professores - capítulo 3

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/30/2006 9:11:22 AM


ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Cada pessoa tem sua própria maneira para aprender. Quando o professor percebe o estilo de aprendizagem do aluno pode apresentar a matéria de uma maneira que torne a aprendizagem mais fácil.

O conhecimento do estilo representacional preferencial de uma pessoa nos permite apresentar a informação no canal - visual, auditivo, cinestésico - que a pessoa usa mais e, assim, ela absorverá a informação com mais facilidade. Em uma aula é mais eficaz utilizar todos os sistemas sensoriais para expor a matéria porque temos participantes com diferentes sistemas preferenciais. Então mostre, apresente imagens, fale e dê atividades que envolvam o corpo.

As pessoas que têm o sistema visual como preferencial usam mais predicativos (verbos, adjetivos e advérbios visuais) e, além disso, olham muito para cima ao pensar e raciocinar. Quem usa como sistema representacional principalmente o canal auditivo, além de usar mais predicativos auditivos, movimentam os olhos mais na linha horizontal quando estão pensando. Os de preferência cinestésica, além de usar predicativos cinestésicos, falam mais devagar, num tom mais para grave e olham mais para baixo e para direita. Existe um grupo de pessoas que pensam em palavras através do diálogo interno e ao falar usam muitos predicativos neutros e abstratos; além disso, quando estão pensando olham mais para baixo e para a esquerda e mantêm os braços cruzados. Este sistema representacional é chamado de auditivo digital ou apenas digital.

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

O pesquisador e escritor americano Howard Gardner Ph.D. identificou 8 tipos de inteligências. Todas as pessoas possuem essas inteligências mas, devido à forma de educação e às influências genéticas, familiares, ambientais, culturais, etc., algumas desenvolvem mais umas que outras. Com treino e foco todas podem ser desenvolvidas.
A ativação e uso de mais de uma inteligência durante as atividades de aprendizagem facilitam e aceleram o aprendizado e promovem melhor retenção das informações. Quanto mais tipos de inteligência são utilizados, mais ativação cerebral acontece.

1 - LINGÜÍSTICA - relacionada à capacidade de falar e escrever com facilidade e comunicar-se bem. Oradores, escritores, atores, bons professores, em geral, têm a inteligência lingüística bem desenvolvida.

2 - LÓGICA E MATEMÁTICA - relacionada à capacidade de pensar e raciocinar de maneira lógica e abstrata. Também relacionada à facilidade de lidar com números e fazer contas e operações matemáticas. Em geral, ela é bem desenvolvida em engenheiros, economistas, contadores, investigadores e juízes.

3 - VISUAL E ESPACIAL - relacionada à facilidade de criar imagens e visualizar, de desenhar e de ter uma boa orientação espacial. Desenhistas, arquitetos, fotógrafos, montanhistas, geralmente, tem essa inteligência bem desenvolvida.

4 - MUSICAL - relacionada à capacidade de apreciar música, tocar algum instrumento musical, cantar, compor. Músicos, compositores, cantores têm essa inteligência bem desenvolvida.

5 - CORPORAL OU CINESTÉSICA - relacionada à habilidade de usar bem as mãos e o corpo. Atletas, massagistas, dançarinos, cirurgiões, artesãos têm essa inteligência bem desenvolvida.

6 - INTERPESSOAL OU SOCIAL - relacionada à capacidade de se relacionar e trabalhar bem com pessoas. Bons terapeutas, professores, vendedores e líderes têm essa inteligência bem desenvolvida.

7 - INTRAPESSOAL - relacionada à capacidade de se perceber, de entrar em contato com seus próprios sentimentos e fazer auto-análise. Pessoas emocionalmente equilibradas, filósofos, bons terapeutas, pessoas que têm o hábito de fazer meditação têm essa inteligência bem desenvolvida.

8 - NATURALISTA - relacionada à capacidade de perceber e usar bem a natureza. Essa inteligência é bem desenvolvida nos agricultores, fazendeiros, botânicos e jardineiros.

ELEMENTOS DE ESTRATÉGIAS EFICIENTES NA APRENDIZAGEM

Agora pare, pegue papel e caneta ou um gravador para registrar o que vai fazer agora. Siga os passos do exercício abaixo e descubra, por si mesmo(a), as melhores estratégias para aprender:

1. Comece com um estado positivo.
"Pense numa ocasião quando você foi capaz de aprender alguma coisa com facilidade e rapidamente".

2. Estabeleça um objetivo bem formulado e de tamanho administrável.
"Qual o primeiro passo? Colha informações".

3. Feedback da própria tarefa
"Note o que está funcionando. O que você sabe para fazer diferente da próxima vez?"

4. Compare sua habilidade agora com a sua habilidade no passado.
"Lembre-se de comparar você com você mesmo, não você com um especialista!"

5. Estratégia de convencimento.
"Como você sabe, agora, quando aprendeu alguma coisa bem?"

6. Da confusão para a prática e para a compreensão
"Fique fascinado em vez de derrotado."

7. Ponte ao futuro dos aprendizados.
"Onde, quando e com quem essas novas estratégias e aprendizagens serão usadas?"

Perguntas para Evocar a Estratégia de Aprendizagem

Chamamos este exercício de TOTS - Teste-Operação-Teste-Saída
Começa com um contexto que quero melhorar ou mudar e parte para a busca de soluções, sempre testando, mentalmente, os resultados.
Confira e faça:

CONTEXTO: "Imagine uma situação futura em que você quer aprender alguma coisa. O que você fará? Pense em uma vez quando você foi capaz de aprender facilmente e completamente."

TESTE para começar (motivação): "Como você sabe que é hora de começar a aprender?" "Como você escolhe alguma coisa que você sabe que vale a pena?"

OPERAÇÃO: "O que você faz para aprender isso?" "Que passos você precisa dar para aprender?"

TESTE: "O que demonstra que você foi capaz de aprender?" "Como você sabe que aprendeu alguma coisa?" "Como você sabe que não teve sucesso?"

SAÍDA: (Convencedor) "O que faz você saber que está pronto para se mover para algo mais?" "Como é a sensação de saber que você aprendeu alguma coisa muito bem?"

Faça este exercicio quantas vezes achar necessário e use-o em vários setores de sua vida porque vale a pena.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa